Cultura e Lazer

Vida literária: a relação de Romar Beling com a literatura

A relação de Romar Beling, com a literatura vem de muito tempo. “Sou daqueles (tenho a esperança de que ainda sejamos muitos!) que foram capturados, no comecinho da adolescência, pelo prazer e pelas delícias insubstituíveis da literatura”, diz o escritor homenageado da Feira do Livro na apresentação de seu Entrevistos, com lançamento neste sábado, 13. Natural da localidade de Pomeranos, em Agudo (RS), ele vive desde a década de 1990 em Santa Cruz do Sul.

LEIA TAMBÉM: Romar Beling lança livro Entrevistos neste sábado; veja detalhes

Da fruição para a produção de textos literários, não demorou muito. Paralelamente à atividade jornalística, Romar demonstrou desde cedo talento para a poesia. A confirmação se deu com o lançamento, em 2011, de Noites em chamas. Em 2017 publicou A felicidade de estar vivo, obra de maturidade. Sobre os textos desse livro, o poeta e ensaísta Luciano Maia viu “a chance de uma viagem esplêndida pelas curvas e pelas retas da estrada por onde caminham os verdadeiros poetas, sempre na serena obsessão de abrir uma picada rumo ao misterioso”.

Publicidade

Graduado em Letras pela Unisc, Romar é especialista em Literatura e mestre em Letras – Leitura e Cognição. Já atuou como professor e, entre suas obras, escreveu também o ensaio Uma poética da memória: o Holocausto na obra de Jorge Semprun. Nome pouco conhecido no Brasil, o espanhol Semprun (1923-2022) foi prisioneiro do campo de concentração de Buchenwald, na Alemanha, e publicou vários livros sobre essa experiência.

Com a publicação de Entrevistos, temos agora a oportunidade de conhecer melhor o Romar Beling jornalista, além do poeta e ensaísta. Mais uma faceta de uma personalidade inquieta e produtiva. E que venha em breve o próximo volume, com escritores brasileiros. Aos 53 anos, ele certamente ainda tem muito a contribuir.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.