O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall, e o presidente local do Partido Social Democrático (PSD), Valderindo Resch, estiveram em audiência nesta terça-feira, 01, com o vice-governador do RS, José Paulo Cairoli (PSD). Na oportunidade, os representantes do governo municipal buscaram a interferência política do vice-governador diante do pedido de transferência da área anexa a Penitenciária Masculina de Vila Estância Nova. A Prefeitura busca o repasse do terreno de 90 hectares do Governo do Estado para o Município há, pelo menos, 20 meses e não recebe nenhuma resposta oficial sobre a viabilidade do pedido.
O prefeito Airton Artus saiu satisfeito do encontro, especialmente diante do comprometimento político do vice-governador, que prometeu dar um retorno pessoal ao pleito do Município. “O próprio governador José Ivo Sartori já conhece o nosso projeto e foram vários departamentos e secretarias onde já passamos buscando essa tramitação. Não temos dúvida da importância dessa área para o desenvolvimento econômico da nossa região. No entanto, se o Estado pensa diferente ou tem outro destino para o local, o que esperamos é um posicionamento claro e definitivo”, ressalta o prefeito.
Do total de 91 hectares de terras pertencentes ao Governo do Rio Grande do Sul às margens da RSC 287, o projeto municipal reserva oito hectares à Penitenciária Masculina e outros 2,3 hectares para a manutenção da Escola Estadual Adelina Konzen. O restante da extensão, onde se encontra também o prédio do antigo Instituto Penal de Mariante, é pretendido para sediar novos empreendimentos industriais que não encontram espaço no atual Distrito. Conforme o projeto, o governo municipal propõe o desmembramento da área em 168 terrenos individuais com tamanho médio de 3.200 m2 (40mt X 80m2). Também é almejada para o local a instalação de um Posto da Polícia Rodoviária Estadual.
Publicidade
This website uses cookies.