Categories: Centro-Serra

Via Sacra: a caminhada que relembra os passos dolorosos de Jesus

Ano após ano, desde 2012, a Escola Municipal de Educação Básica Espírito Santo, de Sobradinho, promove a encenação da Via Sacra com a participação de alunos, professores e funcionários da instituição. A cada nova Semana Santa, os atores que dão vida aos personagens da história bíblica, são estudantes que recebem a incumbência de concentrarem-se nos papéis que interpretam e, mais do que isso, transmitir toda a emoção dos últimos momentos de Jesus Cristo até sua crucificação.

Ao buscar levar à comunidade o verdadeiro sentido da Páscoa, o projeto une-se à tradicional Procissão Luminosa na Sexta-feira Santa, promovida pela Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. Buscando resgatar e valorizar a história da comunidade e sua cultura, os alunos sobem o Morro da Medianeira encenando o sofrimento de Jesus Cristo em cada estação. 

A atividade integra o projeto Estação Medianeira, criado dentro do Programa Mais Cultura do governo federal, tendo como professoras idealizadoras Lilian Magri e Catiéle Bonelli. Segundo a supervisora escolar, Cíntia Pohlmann Moreira, esta foi pensada como resgate da cultura religiosa da Via Sacra na comunidade. “Nesse projeto foi feito todo um resgate histórico do Bairro Medianeira. Temos na escola todas as ações que foram realizadas registradas, inclusive um documentário com alunos e pessoas da comunidade. Dentro dele foi então feito um estudo sobre a criação deste espaço da Via Sacra”, destaca Cíntia.

Publicidade

Devoção transforma-se em emoção durante a Via Sacra
Em edição anterior à pandemia, grande público presente | Fotos: Arquivo Casa da Cultura/Isabel Selli

LEIA TAMBÉM: Rota dos Casarões retoma passeios com história e cantoria

Segundo registros, a Via Sacra com as cruzes instaladas na subida do Bairro Medianeira foi inaugurada em 1957, mesmo ano de inauguração da Escola Espírito Santo, havendo assim uma interligação com a comunidade. Desta forma, a participação dos alunos, muitos residentes no bairro, os aproxima da história local. “Não é um teatro, mas buscamos seguir o mais fiel a história, seguindo também as orientações da Paróquia”, pontua a supervisora.

Inauguração Via Sacra em Sobradinho | Foto: Arquivo Casa da Cultura

Ainda conforme Cíntia, em torno de 20 alunos, do quinto ao nono ano, participam anualmente do projeto. Hoje este segue ativo com o olhar atento da professora e coordenadora da Cooperativa Escolar (CEESA), Marelú Rachor Colombelli, também da secretária Sandra Arlete Pohlmann Redin, da supervisora Cíntia, da diretora da escola, Reginara de Oliveira, e com envolvimento de todo o educandário. 

Publicidade

Para os alunos que interpretam Jesus Cristo e Maria, Cleiton Rodrigues da Silva, de 15 anos, e Elen Matte da Silva, 14 anos, estar nestes papéis é uma grande responsabilidade e também gratificante. “É bem bom participar do projeto. É uma homenagem que fazemos”, destaca Elen. Conforme Cleiton, foram alguns dias de ensaio em preparação a este dia. “Também é uma forma de motivação, incentivo para os próximos alunos a participarem. Eu fui anjinho três ou quatro vezes e neste ano fui convidado a interpretar Jesus”, reforça.

Cleiton interpretará durante a encenação, Jesus Cristo

LEIA TAMBÉM: Brasil e Uruguai unem-se pelo escotismo

Nesta Sexta-feira Santa, 15 de abril, novamente os estudantes e professores, acompanhados por membros da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, proporcionarão à comunidade um momento de meditação, de fé e emoção, o qual culminará com uma surpresa que está sendo preparada pela escola. A partir das 19h, a procissão sairá em frente a Igreja Matriz. Em caso de chuva, a Via Sacra é feita na Igreja Matriz. “Muitas pessoas se emocionam neste momento, algumas estão pagando promessas. É um momento especial”, ressalta a supervisora Cíntia, a qual também acrescenta que a oportunidade dada aos alunos contribui para valorização do esforço e empenho de cada um com o andamento do projeto.

Publicidade

Alunos ensaiaram encenação que neste ano encerrará com momento surpresa em frente à Capela do Bairro Medianeira

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.