A busca por uma vaga no ensino superior levou cerca de três mil pessoas para a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na tarde deste sábado, 26. Com quatro horas de duração, a prova teve início às 14h30 e os candidatos puderam deixar as salas a partir das 15h30. Em relação ao ano passado, o número de abstenções foi menor, com 12% dos inscritos ausentes. No total, foram ofertados 49 cursos, sem contar a Medicina, cuja prova será em janeiro.
O exame teve 60 questões objetivas, divididas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês, Espanhol ou Alemão), Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Para a redação, foram três possibilidades de tema: tolerância, felicidade e opinião pública.
Nesta edição da prova, 86% dos candidatos tinham entre 16 e 20 anos, 4% a mais do que no ano passado. As mulheres foram novamente maioria, totalizando 59% dos participantes. Já a localidade dos vestibulandos variou bastante, com pessoas vindas de 148 municípios diferentes do Rio Grande do Sul e alguns de Santa Catarina. Os cursos mais procurados foram Direito noturno, Odontologia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Enfermagem.
Publicidade
No Centro de Convivência (CC), das 10 até as 19 horas, estiveram montados os estandes de emissoras de rádio e de imobiliárias, que distribuíram brindes e interagiram com os alunos e acompanhantes. No auditório central, foi exibido o filme ‘Entre Idas e Vindas’ e na Praça da Apesc, entre outras atividades, houve a presença da Ervateira Santa Cruz, com distribuição de água quente.
Esther Flores, de Taquari, tentou uma vaga no curso de Direito e saiu da prova por volta das 16 horas. Com mais facilidade para disciplinas das ciências humanas, ela conta que se preparou através das aulas do colégio e de um curso online. A opção de tema para a redação foi a tolerância. “Citei casos de preconceito e agressão contra homossexuais e praticantes de religiões como o Candomblé. A intenção foi mostrar como a intolerância pode ser nociva”, explicou. Aprovada em outra universidade, ela afirma ter preferência pela Unisc e diz que, se passar no vestibular, deve se mudar para a cidade. Os principais motivos são o preço e a qualidade do ensino.
Correção
Publicidade
A correção das provas será iniciada no domingo, 27, por 53 professores.
Prova para o curso de medicina será em janeiro
A prova deste sábado foi válida para 49 cursos da Unisc, com exceção apenas da medicina, que adota um processo diferenciado. Com inscrições abertas até 30 de dezembro, a prova acontece no dia 13 de janeiro, uma sexta-feira e conta apenas com a parte da redação. Para ingressar na Universidade, é somada a nota conquistada nessa etapa com a nota que o aluno tirou no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), motivo pelo qual a prova acontece mais tarde.
Publicidade
This website uses cookies.