Categories: Educação

Vestibular foi disputado por três mil candidatos; CONFIRA O GABARITO

CONFIRA O GABARITO AQUI

A busca por uma vaga no ensino superior levou cerca de três mil pessoas para a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na tarde deste sábado, 26. Com quatro horas de duração, a prova teve início às 14h30 e os candidatos puderam deixar as salas a partir das 15h30. Em relação ao ano passado, o número de abstenções foi menor, com 12% dos inscritos ausentes. No total, foram ofertados 49 cursos, sem contar a Medicina, cuja prova será em janeiro.

O exame teve 60 questões objetivas, divididas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês, Espanhol ou Alemão), Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Para a redação, foram três possibilidades de tema: tolerância, felicidade e opinião pública.

Nesta edição da prova, 86% dos candidatos tinham entre 16 e 20 anos, 4% a mais do que no ano passado. As mulheres foram novamente maioria, totalizando 59% dos participantes. Já a localidade dos vestibulandos variou bastante, com pessoas vindas de 148 municípios diferentes do Rio Grande do Sul e alguns de Santa Catarina. Os cursos mais procurados foram Direito noturno, Odontologia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Enfermagem.

Publicidade

No Centro de Convivência (CC), das 10 até as 19 horas, estiveram montados os estandes de emissoras de rádio e de imobiliárias, que distribuíram brindes e interagiram com os alunos e acompanhantes. No auditório central, foi exibido o filme ‘Entre Idas e Vindas’ e na Praça da Apesc, entre outras atividades, houve a presença da Ervateira Santa Cruz, com distribuição de água quente.

Esther Flores, de Taquari, tentou uma vaga no curso de Direito e saiu da prova por volta das 16 horas. Com mais facilidade para disciplinas das ciências humanas, ela conta que se preparou através das aulas do colégio e de um curso online. A opção de tema para a redação foi a tolerância. “Citei casos de preconceito e agressão contra homossexuais e praticantes de religiões como o Candomblé. A intenção foi mostrar como a intolerância pode ser nociva”, explicou. Aprovada em outra universidade, ela afirma ter preferência pela Unisc e diz que, se passar no vestibular, deve se mudar para a cidade. Os principais motivos são o preço e a qualidade do ensino.

Correção

Publicidade

A correção das provas será iniciada no domingo, 27, por 53 professores. 

Prova para o curso de medicina será em janeiro

A prova deste sábado foi válida para 49 cursos da Unisc, com exceção apenas da medicina, que adota um processo diferenciado. Com inscrições abertas até 30 de dezembro, a prova acontece no dia 13 de janeiro, uma sexta-feira e conta apenas com a parte da redação. Para ingressar na Universidade, é somada a nota conquistada nessa etapa com a nota que o aluno tirou no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), motivo pelo qual a prova acontece mais tarde.

Publicidade

VEJA O CADERNO DE QUESTÕES

Confira a reportagem completa na edição de segunda-feira da Gazeta do Sul

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.