ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Vestibular da Unisc tem crescimento de 40% no número de candidatos

Na tarde deste sábado, 26, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou o Vestibular de Verão 2022/2, em todos os Campi. O processo seletivo teve um crescimento de 40% no número de candidatos em relação à edição 2022/1, com mais de 3 mil inscritos. Os cursos com maior procura foram Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia, Direito, Ciência da Computação e Biomedicina, nesta ordem.

A prova teve abstenção de 7,94% entre candidatos de Medicina e 21,92% nos demais cursos. O processo seletivo para ingresso no curso de Medicina foi realizado apenas no campus de Santa Cruz do Sul e contou com uma prova de Proficiência em Língua Portuguesa (redação) e 45 questões objetivas. Os temas da redação para Medicina foram: “Ciência, verdade e negacionismo”, “Medicina, gênero e exercício profissional” e “O acesso aos cursos de medicina”. O curso obteve candidatos de 176 municípios de 13 estados do Brasil.

Publicidade

Para os demais cursos, foi realizada uma prova de redação. Os candidatos puderam escolher entre dois temas: “Liberdade” e “Leitura como ferramenta para criar vínculo entre os adultos e as crianças”. Nos demais Campi, as temáticas disponíveis eram “O que é um estado laico?” e “Fome e subnutrição”. Além do vestibular, os candidatos também contam com a possibilidade de aproveitamento das notas das redações do Enem, de edições entre 2018 e 2022, ou do vestibular da Unisc a partir de 2018.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Candidatos começam a fazer a prova do vestibular de verão 2023 da Unisc

Bom retrospecto

Em entrevista à Rádio Gazeta, o reitor da Unisc, Rafael Henn, disse que o processo seletivo ocorreu de maneira tranquila, sem ocorrências. “Estamos felizes que a procura pelo vestibular chegou em 40% a mais que na última edição. Foi um aumento bem expressivo. Agora, a nossa preocupação é ir atrás desses alunos que fizeram a prova e foram aprovados, para que efetivamente se matriculem.”

Publicidade

Para Henn, o retrospecto foi positivo. “Pelo resultado, estamos muito felizes e otimistas, porque é um cenário bem diferente do que ocorreu em anos anteriores e quem caminhou pelo campus percebeu isso”. O reitor ainda citou sobre as oportunidades oferecidas pela instituição em relação ao financiamento dos cursos. “Muitas vezes nós sabemos que ao fazer a matrícula ou procurar por mais informações, por questões financeiras, a pessoa deixa o sonho de lado. E nós temos na nossa universidade várias bolsas, linhas de financiamento, então, existem muitas possibilidades para fazer com que os sonhos do aluno de ingressar no ensino superior, caiba no orçamento familiar”, garantiu Rafael.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Rafael Frederico Henn é eleito novo reitor da Unisc

Confiantes sobre o resultado

A estudante Eduarda Carolina Schuster, 17 anos, veio de Linha Seival, no interior de Santa Cruz do Sul, para realizar o Vestibular da Unisc e ingressar no curso de Relações Internacionais. Eduarda disse estar bem confiante após a realização da prova. “Acabei escolhendo o tema “Leitura como ferramenta para criar vínculo entre os adultos e as crianças”, porque eu fiz um projeto algum tempo atrás sobre incentivo a leitura na infância, então já tinha repertório do que colocar e achei bem fácil”, relatou.

Eduarda Carolina Schuster, 17 anos
Publicidade

Há quem percorreu uma distância maior para realizar o processo seletivo. Luana Rocha, de 18 anos, veio de Bagé e prestou o vestibular em busca da tão sonhada vaga para o curso de Farmácia. “Eu estava muito nervosa, mas quando chegou a hora de fazer a prova vi um tema que eu tinha mais domínio e quando você vai desenvolvendo, vai se tornando tranquilo. Escolhi o tema “Liberdade” e falei sobre governos históricos e relacionei com livros e filmes”, alegou.

Publicidade

Luana Rocha, de 18 anos

De filha para neta

O casal Vilson Portela e Tânia Maria Portela, de Soledade, acompanhou a neta, Cecília Portela, que realizou a prova para o curso de Medicina. Os avós contam que a neta despertou o interesse em estudar na Unisc por conta da filha do casal, Elisa Portela, que cursou Farmácia na instituição há mais de 10 anos. “A Cecília realizou o vestibular em julho e tem vontade de vir para a Unisc. A gente incentiva porque gostamos da cidade, é muito acolhedora, e a universidade é maravilhosa”, enfatizou o casal.

LEIA TAMBÉM: Unisc tem duas finalistas em competição global de startups

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta