Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Homenagem

Véspera de Finados movimenta Cemitério Municipal de Santa Cruz

O Dia de Finados é, oficialmente, 2 de novembro. Porém, em Santa Cruz do Sul, a véspera da data já registrou um intenso movimento de pessoas no Cemitério Municipal ao longo deste domingo, 1º. Centenas de famílias se deslocaram até o ponto para homenagear entes queridos e levar adornos para seus túmulos ou gavetas. 

O bom estado de diversos itens do cemitério se deu, em especial, pelo trabalho de um santa-cruzense que tem um papel fundamental na conservação dos túmulos: seu Marco Diel. Há cerca de 15 anos, ele se dedica à tarefa de restaurar e limpar esses materiais tão significativos. “Uma amiga minha fazia isso há muitos anos e, devido à idade, parou. Foi aí que comecei a dar seguimento ao trabalho dela”, explica. 

Diel conta que as datas em que a demanda aumenta são o Dia de Finados, o Dia das Mães e o Dia dos Pais. “Apenas no feriado de Finados chego a restaurar cerca de 35 túmulos por ano. Isso sem falar nas outras ocasiões”, disse. Teve anos em que até no Dia dos Namorados houve pessoas pedindo por reparos, contou. 

Publicidade

O trabalho consiste na limpeza com um lava-jato, a aplicação de cloro e, se necessário, a pintura de certas partes do túmulo. “Chego a ter uma agenda para poder me organizar. Muitas pessoas me procuram para fazer o serviço”, acrescentou Diel. 


Diel restaura túmulos há cerca de 15 anos
Foto: Lula Helfer

Homenagem em família

Publicidade

Como de costume, a vera-cruzense Elisabete Garcia dos Santos, de 53 anos, esteve no cemitério acompanhada de Osvaldo Reis Pereira, de 60 anos, e as jovens Vitória Eduarda Stein, de 15, e Maria Eduarda dos Reis Siqueira, de 10. A ida até o local é uma tradição nesta e em outras datas importantes. “Todo ano viemos aqui no Dia de Finados e também em outras épocas”, conta. 

Apesar de morar em Vera Cruz, todos os familiares de Elisabete estão enterrados em Santa Cruz. “Tem minha mãe, avó, irmã. Sempre que dá eu tento vir, para não perder o hábito”, revela. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.