Circulam nas últimas horas via WhatsApp dados de uma suposta pesquisa de intenção de voto para prefeito em Santa Cruz do Sul. A mensagem anuncia a “primeira pesquisa eleitoral ao pleito de Santa Cruz” e lista os percentuais de cada uma das sete chapas homologadas nas convenções partidárias do município. Ao final, constam o instituto que seria responsável pelo levantamento e o número de registro na Justiça Eleitoral.
LEIA MAIS: Veja quem são os sete candidatos que disputam a Prefeitura
As informações, porém, são FALSAS e não devem ser compartilhadas. Os registros de pesquisas eleitorais podem ser consultados por qualquer pessoa no site do Tribunal Superior Eleitoral. Até o início da tarde desta quinta-feira, 17, não constava nenhuma pesquisa registrada em Santa Cruz e não há qualquer levantamento registrado com o número citado na mensagem no Rio Grande do Sul.
A reportagem também não encontrou qualquer referência, tanto no sistema da Justiça Eleitoral quanto na internet, ao “Instituto SCS de Pleito Eleitoral”, que é apontado como o autor da suposta pesquisa.
Publicidade
Os dados também não fazem sentido, uma vez que as chapas que disputarão a Prefeitura só foram definidas no fim da noite dessa quarta-feira, último dia do período de convenções. Isso significa que dificilmente haveria tempo hábil para registrar e realizar uma pesquisa
LEIA TAMBÉM: Confira como serão as disputas nos municípios da região
Publicidade
This website uses cookies.