Circula pelas mídias sociais desde as últimas horas uma imagem na qual consta uma informação a respeito de uma suposta Medida Provisória, que teria sido editada na quarta-feira, 18, determinando que pessoas acima de 60 anos que estiverem na rua teriam a aposentadoria suspensa por tempo indeterminado. A imagem traz a identidade visual da Previdência Social, do governo federal e da campanha de combate ao coronavírus.
A informação é FALSA e não deve ser compartilhada. A medida provisória citada na imagem, de número 922, existe, mas foi editada em fevereiro e seu conteúdo não tem relação com a pandemia. Segundo consulta à página do Congresso Nacional (congressonacional.leg.br), a MP trata de contratações temporárias de servidores pela União para a reduzir a espera pela concessão de benefícios pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
LEIA MAIS: Áudios que circulam no WhatsApp são falsos
Publicidade
A norma, porém, não tem qualquer previsão de suspensão de pagamento de aposentadoria durante pandemias e tampouco que filhos e netos com mais de 18 anos possam ser responsabilizados com multa, o que também consta na falsa imagem.
LEIA MAIS: Decreto determina fechamento de estabelecimentos comerciais em Santa Cruz do Sul
Publicidade
This website uses cookies.