O estudo que vai servir de base para a reforma do sistema de transporte urbano em Santa Cruz, que está sendo realizado pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), ficará pronto em novembro. Antes disso, porém, a Prefeitura terá que decidir sobre o subsídio tarifário, que começou a ser pago em abril como forma de evitar um aumento no preço da passagem. O prazo previsto na lei que autorizou a medida é de seis meses e o governo ainda avalia se irá prorrogar ou não.
Uber
Após reuniões com motoristas de aplicativos, a Prefeitura de Santa Cruz irá publicar, nos próximos dias, um novo decreto regulamentando a lei que instituiu regras para a operação do serviço no município. A lei foi sancionada em julho pela prefeita Helena Hermany (PP) e previa prazo de dois meses para que plataformas e condutores se regularizarem.
Incerto
Embora o assunto já esteja na ordem do dia da Câmara de Santa Cruz, a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022 na sessão de segunda-feira é incerta. O Palacinho deve decidir ao longo do fim de semana se ainda fará algum ajuste no texto do projeto.
Publicidade
Não me abandone
Às vésperas de se concretizar a privatização da Corsan, o que está previsto para ocorrer em fevereiro, o presidente da companhia, Roberto Barbutti, veio pessoalmente conversar com a prefeita Helena Hermany (PP) na sexta-feira. Cabe ao Município decidir se mantém ou não o convênio com a empresa após a venda e, até o momento, Helena, que já se disse contrária à privatização no setor de saneamento, vem deixando o assunto em aberto. Após a reunião, Helena disse que a preocupação do Executivo é garantir que a população não seja penalizada, seja com um serviço ruim ou com uma tarifa excessiva.
Alinhando
Presidente do PSB de Santa Cruz, Fabiano Dupont reuniu-se essa semana com o pré-candidato a governador da sigla, Beto Albuquerque, em Porto Alegre. Na ocasião, levou informações de Santa Cruz para auxiliar na elaboração do plano de governo.
Vai ou racha
O ex-governador José Ivo Sartori (MDB) só não será candidato novamente em 2022 se não quiser. A afirmação é do presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), durante visita à Oktoberfest na sexta-feira. Segundo ele, Sartori teria apoio de “100% do partido”. “Se ele quiser, não há absolutamente nenhuma discussão. Nós todos vamos apoiá-lo. Mas ele tem dado sinais de que não quer”, ponderou.
Publicidade
Já era hora
Digno de aplauso, o anúncio da criação de um parque temático em Linha Santa Cruz tem tudo para ser um primeiro passo no sentido de explorar o potencial turístico subaproveitado do município, que ficou para trás enquanto outros polos no Estado consolidaram-se no mapa brasileiro nas últimas décadas. Bom seria se, nesse embalo, o projeto do tour na Catedral São João Batista fosse resgatado.
LEIA MAIS COLUNAS DE PEDRO GARCIA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade