Os vereadores do município de Canoas, na região Metropolitana do Estado, aprovaram um projeto bastante diferente na última quinta-feira, 17. A lei que cria o “Dia do Xis” e denomina a cidade como referência na produção do típico “xis gaúcho” é de autoria do vereador César Augusto Ribas Moreira (PRB). A iniciativa – PL 15/2015 – visa trazer reconhecimento do lance como “uma das comidas mais tradicionais do município”.
A proposta prevê que a data seja realizada anualmente no dia 28 de maio. Além disso, também propõe a criação do Festival do Xis, comemorado sempre no mês de maio, sob a organização de representantes de lanchonetes.
“Ao longo de mais de 40 anos de abertura do primeiro Xis no município, a cultura gastronômica da receita enraizou-se com muita força, graças ao expressivo número de lanchonetes especializadas que existe atualmente em Canoas e, principalmente, graças à excelente qualidade do xis feito nesses estabelecimentos”, afirmou Moreira.
Publicidade
O projeto inicial teve algumas alterações e um substitutivo foi apresentado. A matéria recebeu o voto contrário dos vereadores da bancada do PT.
This website uses cookies.