Categories: Centro-Serra

Vereadores de Arroio do Tigre aprovam dois projetos em sessão ordinária

A segunda sessão ordinária do mês de março da Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre foi marcada pela discussão e opiniões divididas dos parlamentares quanto ao projeto de Lei que revoga a Lei Municipal nº 2.815 de 15 de dezembro de 2016. A referida Lei exigia que diretores das escolas municipais fossem escolhidos através do voto de alunos, professores e servidores da comunidade na qual estão inseridos. A justificativa apresentada pelo Executivo é de que o vereador que apresentou a Lei em 2016 usurpou competência privativa do Poder Executivo, de acordo com a Lei Orgânica.

Na discussão do projeto, o relator da matéria na Câmara, vereador Leandro Timm (PP), disse que o referido projeto de Lei entrou na penúltima sessão do mandato passado. “Lembro que eu e o então vereador Marcos Pasa tivemos uma breve discussão naquele dia. este foi um projeto Legislativo empurrado goela abaixo”, declarou. Ele ainda lembrou que, à época, a bancada do PP votou contra a matéria.

Já para a vereadora Madalena Pasa (PMDB), o projeto apresentado nesta segunda-feira é um retrocesso para aqueles que lutam pela democracia. “A Lei não criou cargos, mas sim está exigindo que haja eleição para a ocupação do cargo existente”, disse. Também da bancada da oposição, o vereador Adão Böck (PSB), disse que a Lei aprovada em 2016 foi criada com o intuito de acabar com os cargos políticos. “Assim como ocorre com as escolas estaduais, as escolas do nosso município também devem eleger seus diretores através do voto da comunidade”, destacou.

Publicidade

O projeto de revogação da Lei foi aprovado por cinco votos a três. A bancada da oposição se posicionou contra o projeto.

Já o Projeto que dispõe sobre a largura das estradas municipais e respectivas áreas marginais, fixando limitações foi aprovada por unanimidade. As mudanças principais são em relação à largura das estradas. As principais passam a ser de 10 metros, mais três metros de cada lado, as secundárias rurais com oito metros, com mais dois metros de cada lado, e as vicinais rurais com seis metros, mais um metro de cada lado.

O vereador Evaldir Jacob Dries apresentou indicação ao Executivo, pedindo que a Secretaria de Obras e Viação recupere as estradas de Linha Paleta, passando por Sítio Baixo, Sítio Alto, Coloninha, até a divisa com o município de Tunas. Ele justifica que a recuperação é necessária devido às péssimas condições que as vias se encontram, podendo prejudicar o transporte escolar e a produção da safra de soja.

Publicidade

A próxima sessão ficou marcada para ocorrer na segunda-feira, 27, a partir das 18h, no Plenário Armidório Oscar Pasa.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.