A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul sediou uma reunião especial com a participação do presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI), Eduardo Kroth, nesta segunda-feira, dia 9, antecedendo a sessão ordinária. O encontro serviu para que os vereadores conhecessem o projeto Cidades Inteligentes, que vem sendo desenvolvido pelo COMCITI há dois anos, e os seus benefícios para a comunidade.
Em sua apresentação, Kroth, que também é professor da Unisc e empresário, destacou que o projeto já vem sendo discutido com outros segmentos da sociedade e que é importante conhecer a iniciativa e em especial o que a sua implantação pode beneficiar a cidade. Ele destacou que o COMCITI realizou um levantamento das forças da cidade.
“Não adianta a gente investir em tecnologia se não conseguirmos transformar em qualidade de vida para a população. E o conceito de Cidades Inteligentes carece de concectividade de apps e softwares de visão pública se não estejam interligados nos sistemas da prefeitura, para beneficiar os cidadãos”, destaca.
Publicidade
Essas melhorias, segundo o professor, ocorrem em vários setores, como mobilidade urbana, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, saúde, segurança, educação, empreendedorismo. Eduardo Kroth apresentou o atual estágio em cada área no município e o que pode avançar.
Um dos pontos a avançar é a criação de um plano diretor de subsolos, já que é necessário um gerenciamento da fiação existente. O georeferenciamento da cidade, que atualmente está sendo feito pela prefeitura por intermédio do Mapa da Cidade também será uma ferramenta para a tomada de decisões de investimentos, entre outros exemplos citados.
Também existem outros sistemas como o do transporte público, do estacionamento, mas Kroth defendeu a necessidade de integração destas informações. “A proposta é que toda vez que uma empresa venha se instalar e que o software tenha dados públicos, necessite disponibilizar esses dados numa interligação”, citou.
Publicidade
A meta será juntar forças, junto ao Executivo, conselhos, e demais entidades, a fim de criar esta sincronia e buscar uma cidade de qualidade cada vez maior para os cidadãos.