Vereadores aprovam moção de repúdio à proibição de rodeios

Se a intenção do deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB) ao ingressar com um projeto de lei para proibir os rodeios no Estado era, como sugerem alguns, chamar a atenção, conseguiu: o assunto pautou boa parte da sessão desta segunda-feira, 9, da Câmara de Santa Cruz. Pressionados por entidades ligadas ao tradicionalismo, os vereadores aprovaram uma moção de repúdio à proposta.

Defensor da causa animal, Maroni alega que os rodeios geram situações de maus-tratos. Autor da moção, Bruno Faller (PDT) acusou o tucano de ignorar o impacto da tradição sobre a economia e os protocolos voltados à segurança dos animais. “Há todo um cuidado e me parece que tudo isso é ignorado para criar um fato midiático em ano eleitoral”, criticou.

LEIA MAIS: Projeto de lei que proíbe rodeios no Estado divide opiniões na Assembleia Legislativa

Publicidade

A votação foi praticamente unânime – apenas Bruna Molz (Republicanos), também ativista da causa animal, optou pela abstenção. Na tribuna, vários vereadores engrossaram o coro das críticas. Ilário Keller (Progressistas), por exemplo, chamou o projeto de “descabido”. “Quem conhece rodeio, sabe que tudo o que ele colocou de justificativa é falso”, alegou. A moção foi apoiada pela Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS), Piquete Regional da OAB e Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos.

Maroni, por sinal, é um colecionador de polêmicas. Na trajetória dele – além de deputado, foi vereador em Porto Alegre –, já apresentou projetos para que agressores de animais usassem coleiras eletrônicas e fossem submetidos a castrações químicas, por exemplo. Passou por mais de 10 partidos, do Psol ao PSC. Somente no ano passado, trocou quatro vezes de sigla. Quando concorreu a prefeito da Capital em 2020, chamou a atenção por declarações machistas e por cantar a música do personagem He-Man em um debate.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.