Vereadores aprovam medida para socorrer transporte escolar

Por um placar apertado, os vereadores de Santa Cruz aprovaram, nesta segunda-feira, 21, um projeto que amplia de 15 para 18 anos o limite de idade dos veículos utilizados no transporte escolar. Com um parecer desfavorável da Comissão de Constituição e Justiça, a proposta, apresentada pelo vereador Carlão Smidt (PSDB) para aliviar os prejuízos acumulados pelos transportadores durante a pandemia, dividiu tanto a bancada governista quanto a oposição e, após um empate em 8 a 8, precisou do voto de minerva do presidente Rodrigo Rabuske (PTB) para ser aprovado.

Na tribuna, Carlão alegou que o setor sofreu com a proibição das aulas presenciais e com a elevação dos preços dos combustíveis e outros insumos, e lembrou que, no ano passado, a Câmara aprovou a mesma flexibilização para os ônibus utilizados no transporte coletivo urbano. O tucano afirmou ainda que pediu ao governo que enviasse uma proposta com esse objetivo à Câmara, o que não aconteceu. “Como o Executivo silenciou e nós fomos cobrados, tomei a iniciativa, que na minha ótica não é inconstitucional porque não gera qualquer despesa.”

Embora tenha negado discordar do texto quanto ao mérito, o líder de governo Henrique Hermany (Progressistas) argumentou que o projeto fere uma prerrogativa exclusiva do Executivo, o que tornaria inevitável o veto, em caso de aprovação. “O setor apanhou, mas isso não justifica aprovarmos algo que contraria a Lei Orgânica”, disse. O projeto, porém, foi apoiado pelas bancadas do PSDB, PSD e PDT, além de parte da oposição.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.