De forma unânime, o Poder Legislativo aprovou moção de apelo da parlamentar Tata Haussen Oliveira (Rede Sustentabilidade) pelo aumento do efetivo da Brigada Militar em Venâncio Aires. O documento tem como destino o secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’Lago.
“Apresentei esta moção, pois a segurança pública é fundamental para que possamos levar nossas vidas com normalidade, sem ter medo de sair à rua para trabalhar ou se divertir e também sem ter medo de voltarmos para casa e encontrá-la mais vazia do que a deixamos”, disse Tata.
A vereadora mencionou que a moção se justifica por diversos motivos, entre eles as demissões de policiais militares temporários; as aposentadorias e suas substituições; o fechamento de postos policiais do interior; a situação geográfica do município, localizado no centro dos Vales do Taquari e Rio Pardo e cruzado por importantes rodovias, a RSC-287 e RST-453, que o tornam ponto estratégico para o tráfico; e principalmente pela implantação da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), que influenciou na migração de facções criminosas para a cidade e ocasionou a alocação de efetivos para atuação junto ao presídio, o que acaba por deixar a cidade e demais localidades do interior desassistidas.
Publicidade
“As justificativas apresentadas nesta moção são evidenciadas de forma corriqueira por diversos parlamentares desta Casa Legislativa em pronunciamentos que atentam para a importância do aumento do efetivo da Brigada Militar local, o que resulta do clamor da população por mais segurança”, explicou a parlamentar.
A proposição da vereadora reforça moção de apelo de mesmo objetivo encaminhada pela legislatura passada por meio do então vereador José Cândido Faleiro Neto, uma vez que a demanda não foi atendida e a população segue no aguardo por uma atitude do poder público.
Publicidade
This website uses cookies.