Vereadora sugere troca de veículos de tração animal por triciclos em Santa Cruz

A vereadora Bruna Molz (Republicanos) está entrando com expediente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, na qual sugere que o município adote o Programa de Retirada de Circulação dos Veículos de Tração Animal, Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Socioambiental. O objetivo da iniciativa é acabar com os maus-tratos a cavalos.

“Recentemente nos deparamos com uma cena horrível de um equino caído em uma sanga totalmente debilitado. Possivelmente, passou a vida sendo usado para puxar carroças e quando não era mais ‘útil’ para o trabalho, foi largado à própria sorte infelizmente vindo a perder a vida“. Nesta semana, ela visitou o município de Canoas, a convite do vereador Cris Moraes (PV), onde um projeto semelhante já está em execução.

LEIA TAMBÉM: Polícia busca identificar tutor de cavalo que morreu após ser resgatado em situação de maus-tratos

Publicidade

Segundo Bruna Molz, a proposta conta também com a implementação de ações para que os recicladores criem e participem de cooperativas, por meio de qualificação profissional dos condutores cadastrados. A ideia é oportunizar aos condutores a inserção em programas sociais de amparo econômico, bem como o recebimento de triciclo com carreta para utilização na coleta e no transporte de materiais recicláveis e serviços de jardinagem.

O programa terá amparo econômico no valor de R$ 300,00 mensais pelo prazo de seis meses, prorrogável por mais meio ano, além da destinação neste período, de uma cesta básica e de 20 passagens de ônibus, a título de auxílio-transporte, condicionados a matricula em cursos profissionalizantes. “A substituição dos Veículos de Tração Animal (VTAs) por triciclos com carreta visa liberar os animais, em consonância com a política pública para animais implementada no município”, cita Bruna Molz.

LEIA MAIS: Lei Cascão: vereadora quer extinguir uso de veículos de tração animal na zona urbana

Publicidade

Além disso, ela acredita que represente melhora na qualidade de vida dos condutores, bem como na autoestima deles, garantindo a cidadania e a inclusão social.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.