Na sessão da Câmara de Vereadores dessa quinta-feira, 23, a vereadora Nicole Weber (PTB), utilizou seu tempo na tribuna para fazer uma fala sobre educação. “Hoje eu quero falar sobre a dramática falta de professores na rede pública de Santa Cruz do Sul e o impacto deste problema”, declarou.
LEIA TAMBÉM: Volta às aulas: momento de retornar à rotina de aprendizado
Com o retorno das aulas na quarta-feira, 22, o gabinete da vereadora passou a receber uma série de mensagens com pedidos e denúncias, relatando a falta de professores e monitores nas escolas municipais, conforme a parlamentar. “Os pedidos foram se multiplicando, incluindo até mesmo denúncias de que as equipes estariam sendo ameaçadas por pessoas da Secretaria de Educação para que não falassem para os vereadores ou para a comunidade que estavam faltando professores”, disse.
Publicidade
Nicole relembrou a demissão de quase 150 professores aposentados em dezembro e comentou que não foram realizadas contratações para suprir a demanda. Além de apontar que cada escola tem um déficit de 5 até 15 profissionais, conforme os relatos das equipes diretivas. Além da falta de profissionais, a vereadora assinalou que a categoria ainda não recebeu reivindicações antigas como o aumento do piso salarial.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura e representantes da categoria negociam desligamento de servidores aposentados
Outro problema seria que com a falta de professores, membros da direção estariam tendo que abandonar suas funções para atuar como monitores, e até mesmo deixar os alunos sozinhos em sala para atender alunos especiais durante episódios de crise, conforme Nicole. A Prefeitura deve se manifestar sobre o assunto na tarde desta sexta-feira, 24.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade