A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul autorizou a Prefeitura a repassar R$ 270 mil para a Fundação Cultural Gaúcha – MTG realizar a 27ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars). A promoção ocorrerá no Parque de Eventos, de 19 a 22 deste mês.
A festa, que deve reunir em torno de 40 mil pessoas, é definida como o “Enart campeiro”. O Encontro de Arte e Tradição reúne os principais grupos de danças gauchescas, trovadores, declamadores, gaiteiros e outros. Já na Fecars, encontram-se os melhores peões nas lidas do campo. Este será o primeiro ano em que Santa Cruz sediará a promoção.
O projeto executivo obteve aprovação unânime, mas a vereadora Rejane Frantz Henn (PT) manifestou sua preocupação com o fato de, até agora, não ter sido divulgada a prestação de contas no Enart, realizado em novembro do ano passado. Naquela ocasião, a ajuda da Prefeitura foi de R$ 200 mil. Ela salientou que mesmo os CTGs de Santa Cruz, que foram parceiros no evento, aguardam pelo resultado financeiro.
Publicidade
Lembrou que, recentemente, o nome do Movimento Tradicionalista Gaúcho esteve envolvido em problemas em Viamão. “É preciso que as coisas sejam claras, ainda mais quando se trata de dinheiro público.” Ela disse que votou a favor da matéria, pois a festa é importante. “Mas esperamos que o balancete do Enart seja detalhado o quanto antes.”
O secretário municipal da Fazenda, Zeno Assmann, salienta que o MTG já fez a entrega da prestação de contas. No entanto, ela ainda não foi analisada pela pasta. Quando isso for feito, será remetida para a Secretaria do Turismo e ao Conselho Municipal de Desenvolvimento do Lazer (Comlazer).
Publicidade
This website uses cookies.