O vereador Rodrigo Rabuske (PTB) protocolou na tarde desta sexta-feira, 6, um ofício sugerindo ao Poder Executivo que decrete situação de emergência em Santa Cruz do Sul. O parlamentar destaca que a crise hídrica enfrentada na região já “é notória e tem prejudicado e preocupado toda a comunidade”.
O documento encaminhado à Prefeitura cita que, pelo quarto verão seguido, o Rio Grande do Sul revive a falta de chuva em período crítico da estação. “A intensidade da estiagem não é diferente dos outros anos, mas o efeito é mais intenso porque as reservas já estão prejudicadas, tendo em vista que o solo tem dificuldades de se recuperar após estiagens que se repetem, estando bastante prejudicado nesses quatro anos”, aponta.
LEIA TAMBÉM: Previsão do tempo: veja como fica o clima neste fim de semana
Publicidade
O vereador contou que recebe relatos da população, de entidades, e em especial dos produtores de arroz de localidades como Linha Seival, Quarta Linha Nova e Linha Pinheiral, a respeito das dificuldades enfrentadas. Estes problemas são mais prementes nas comunidades da zona rural, devido à falta d’água, como na localidade de São Martinho, que constantemente sofre com esse problema. “Trazemos e ressaltamos ao Executivo Municipal a presente situação, e a necessidade de que se decrete a situação de emergência, assim como já o fizeram outros 34 municípios gaúchos, até esta sexta-feira, conforme o balanço da Defesa Civil Estadual”, disse Rodrigo.
O reconhecimento da situação pelo Estado permite aos municípios receberem auxílio, enquanto que com a chancela da União as prefeituras podem receber recursos para enfrentar a seca. O reconhecimento estadual da situação de emergência possibilita também que os produtores acionem iniciativas como o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (ProAgro). “Na safra passada, 426 municípios gaúchos decretaram situação de emergência, enquanto 417 obtiveram reconhecimento da situação de emergência pela União”.
LEIA TAMBÉM: Produtores mantêm otimismo sobre as vendas de tabaco
Publicidade
Rodrigo ainda lembrou que, nos últimos anos, Santa Cruz do Sul ganhou três posições e teve o maior crescimento entre as economias do Rio Grande do Sul, segundo dados do Departamento de Economia e Estatísticas (DEE). Isso, segundo ele, demonstra que os municípios que possuem uma agricultura forte se mantiveram em crescimento durante a pandemia. “Isso possibilitou que o PIB santa-cruzense crescesse 6,8% em 2020, reiterando ainda mais a necessidade de apoio aos produtores do nosso município. Ainda mais que não existe previsão para normalização, e sim um possível agravamento da estiagem, o que, se não enfrentado agora, resultará em maiores prejuízos à região”, finalizou.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.