O vereador Daiton Mergen (MDB) teve aprovada uma indicação para a criação de um sistema de endereço digital rural. O projeto, denominado de CEP Rural, pretende levar facilidades aos proprietários rurais, na tentativa de valorizar essas pessoas, que são importantes para a economia do município. Segundo Mergen, o município conta com aproximadamente 2,5 mil propriedade rurais, na maioria minifúndios, e uma malha viária extensa e recortada por estradas, linhas, entradas, corredores.
“Para quem não conhece o interior, nem sempre o deslocamento é fácil, pois muitas vezes encontrar determinada localidade ou propriedade é tarefa complicada”, justifica. O vereador ainda lembrou que as propriedades tem grande diversidade produtiva, demandando vários prestadores de serviços, empresas parceiras, fornecedores de insumos, compradores, serviços de inspeção, veterinários, poder público, concessionária de energia, agentes da área agrícola.
LEIA MAIS: Doze novas matérias vão a debate na Câmara nesta segunda-feira
Publicidade
“Muitas vezes, existe muita dificuldade em encontrar os locais em que moram determinados moradores. Todos esses têm necessidade de contato e deslocamento até as áreas rurais, para executarem seus serviços, o que demanda um profundo conhecimento da malha viária do interior, conhecimento esse nem sempre ao alcance de todos os interessados”, observa.
O vereador salienta que ter uma localização precisa do endereço rural poderá facilitar o acesso das polícias, serviços de saúde e bombeiros quando houver necessidade, o que contribuirá para uma rápida e eficiente resposta em casos de urgência que demandem esses serviços. “Para facilitar a vida dos proprietários rurais nessas necessidades é que sugerimos a criação do CEP Rural mediante a utilização de tecnologia hoje acessível à imensa maioria das pessoas simples, gratuita e disponível na plataforma Google Maps”.
Mergen sugere criar uma força tarefa municipal para realizar ou auxiliar os produtores na criação de endereço digital, que trará inúmeros ganhos de mobilidade e logística a todos os envolvidos na cadeia produtiva das diversas culturas e criações praticadas no município.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Câmara debate manutenção da UTI pediátrica do HSC na segunda-feira