Na próxima sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, o vereador Henrique Hermany (PP) vai encaminhar a indicação de que para participar em eventos no Município, é necessário estar com a vacinação contra a Covid-19 completa. A sessão ocorrerá na quarta-feira, 8, às 16 horas.
Em entrevista à Rádio Gazeta, ele explicou que, para virar projeto de lei ou decreto, a proposta deve partir do Executivo, ou seja, a indicação será analisada pela Prefeitura e pode ou não ser levada à Câmara. “Vai ser necessário que a pessoa apresente a carteira de vacinação comprovando o esquema vacinal completo. Assim, poderá participar de atos ou eventos promovidos pelo setor público ou privado, excepcionalizando as atividades essenciais. É uma medida para não se colocar em risco a vida de outras pessoas.”
LEIA TAMBÉM: Vacinação continua nesta sexta-feira; veja o cronograma completo
Ele explica que a iniciativa não tem nada contra ao direito de ir e vir das pessoas que não querem se vacinar. “Temos também na constituição o direito à vida e à saúde.” Como advogado, ele diz que o que prevalece é sempre o direito coletivo, que está acima do individual. Neste caso, a imunização da comunidade está acima. “Não se pode colocar em risco a vida de quem se vacinou, por causa de uma minoria que não aceita a doença ou não quer tomar o imunizante.”
Publicidade
Para a indicação, o vereador pesquisou dados na Secretaria de Saúde. “Em torno de quatro mil pessoas não completaram o esquema vacinal. É mais uma forma de incentivar quem não completou. Tivemos a diminuição nas internações dos hospitais, mas temos a nova variante. É preciso que a comunidade colabore e pense no coletivo. Assim, o Município poderá fazer novas flexibilizações, para que a vida volte ao normal.”
Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade