Os frequentes casos de furtos de fios da rede elétrica em Santa Cruz do Sul foram citados na última sessão da Câmara. Um dos vereadores que manifestou preocupação com a situação foi Cleber Pereira (DEM), que alega que os casos comprometem a segurança das pessoas. Em maio, por exemplo, furtos em série no Bairro Higienópolis deixaram ruas completamente às escuras.
LEIA MAIS: Moradores reclamam dos furtos de fios no Higienópolis
O problema acontece de maneira recorrente em especial no Acesso Grasel, acesso ao Parque da Gruta, novos loteamentos, Trevo do Gaúcho Diesel e parte urbana da BR-471. Segundo a polícia, o furto de cabos ocorre para o derretimento do cobre presente em sua estrutura interna, que seria vendido em estabelecimentos que alimentam o comércio ilegal do metal condutor.
Conforme Cleber, em alguns casos, após as ações, fios caídos ainda ligados à rede de energia ficam ao alcance de pedestres, o que também gera riscos. “Peço que a comunidade denuncie quem pratica atos de depredação do patrimônio público, somente assim vamos conseguir estancar esse tipo de crime”, finalizou o parlamentar. As denúncias, que podem ser anônimas, devem ser feitas pelos fones 190 (Brigada Militar) ou 153 (Guarda Municipal).
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Ladrões furtam fiação elétrica e deixam estacionamento às escuras