Categories: Regional

Verde é Vida apresenta a nova proposta de trabalho

O Projeto Verde é Vida, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), terá o Desenvolvimento Sustentável como tema das ações até 2024. Além disso, haverá mudança na metodologia de ação. As informações foram apresentadas na manhã dessa quinta-feira, por videoconferência, numa reunião pedagógica sul-brasileira com os secretários de Educação dos municípios parceiros.

O encontro também teve a participação dos coordenadores municipais do Verde é Vida e da equipe do programa, da matriz e das filiais da Afubra. O coordenador geral do projeto, Adalberto Huve, lembrou a longa caminhada realizada pelo Verde é Vida.

“No ano em que completamos 30 anos, agradecemos pela credibilidade que temos por parte dos nossos associados, da diretoria e dos conselhos e, principalmente, dos nossos parceiros, os municípios e as escolas”, disse.

Publicidade

Já o vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, destacou o sentimento de agradecimento da Afubra para com os municípios que renovam a parceria para as atividades para 2021/2024.

“O nosso objetivo, desde os primeiros anos do projeto, foi levar a sensibilização ambiental aos jovens rurais, através da educação nas escolas, auxiliando e fortalecendo o conhecimento e a necessidade de sermos mais conscientes e responsáveis”.

Ao falar sobre os 30 anos, que serão completados em agosto, Dornelles destacou que “o sucesso das atividades se deve ao trabalho dos municípios e das escolas parceiros.” O coordenador pedagógico do Verde é Vida, professor José Leon Macedo Fernandes, apresentou a proposta para as atividades até 2024, tendo como tema o desenvolvimento sustentável.

Publicidade

Os temas anuais serão: em 2021, Inovação tecnológica: o caminho para a sustentabilidade local; em 2022, Planeta sustentável: agir localmente e pensar globalmente; em 2023, Solidariedade e voluntariado: família, escola e comunidade juntos; e em 2024, Qualidade de vida: a saúde socioambiental da comunidade.

A principal mudança na metodologia de ação do Verde é Vida está no Projeto de Execução da Escola, que dirá o que ela pretende desenvolver. O objetivo é proporcionar às escolas parceiras a realização de um trabalho voltado para a realidade dos alunos, sua família e suas comunidades, com a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável local.

A iniciativa é focada na educação rural e visa ao crescimento das propriedades rurais, da agricultura familiar e da permanência da família no campo. As ações oferecidas para essas escolas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná são: Ação Conjunta, Ação Social, Bolsa de Sementes, Coleta de Óleo Saturado, Grupos Ambientais e Pesquisa Científica.

Publicidade

“Além dessas ações específicas, continuaremos com as rotineiras, como a doação de material didático, a realização de palestras e participações em eventos, também com o Afubrinha, o Curso de Atualização a Distância e a doação de mudas e sementes”, explicou Fernandes.

DIVISÃO

Escolas parceiras do Verde é Vida foram divididas em três grupos.

Grupo 1 – Serão atendidas pelas seis ações do Projeto de Execução da Escola, mais as seis atividades rotineiras. Terão possibilidade de publicar suas atividades no relatório da escola e na Revista Verde é Vida.

Publicidade

Grupo 2 – As atividades oferecidas são a Bolsa de Sementes, Ação Conjunta e Coleta de Óleo Saturado, mais as seis rotineiras.

Grupo 3 – Além da rotina, as escolas vão trabalhar o Programa de Coleta de Óleo Saturado.

2021 – Estão sendo programados um Encontro Sul-Brasileiro dos Grupos Ambientais e a Gincana Cooperativa Sul-Brasileira, ambos de forma online. Do mesmo modo, ocorrerão as reuniões pedagógicas com os professores e outras atividades e orientações. Já na Pesquisa Científica, o Verde é Vida incentiva alunos e professores a realizarem as atividades e, dentro das possibilidades, a etapa escolar. “A etapa regional faremos de forma online. Está marcada para setembro e indicará os trabalhos que estarão na Mostra Científica Sul-Brasileira, na Expoagro Afubra 2022, que esperamos que possa ser presencial”, explicou o coordenador pedagógico.

Publicidade

30 anos

O dia 8 de agosto de 2021 marcará os 30 anos do Projeto Verde é Vida. Uma programação está sendo elaborada para comemorar a data, durante todo o mês. Uma atividade será a realização da 2ª Campanha MudáAlimento, que consiste na troca de um quilo de alimento não perecível por uma muda de árvore de espécies nativas.

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.