Geral

Verão é tempo de reforçar cuidados com os animais; veja dicas

A principal característica do verão em grande parte do Brasil, é o aumento da temperatura. O calor e as fortes chuvas, que juntos resultam em ambientes bastante úmidos, são responsáveis por alguns perigos que a estação oferece para os animais de estimação.

LEIA TAMBÉM: O coração do seu pet está saudável? Confira alguns cuidados

De acordo com Fernando Panke, estudante de Medicina Veterinária e gestor da Clínica Veterinária e Pet Shop Fernando Panke, com a chegada do verão e o aumento da temperatura, deve-se ter alguns cuidados especiais com os cães e gatos. “Esta é uma época de alta incidência de pulgas, carrapatos e mosquitos, o que faz deles os principais riscos da estação. Mesmo que seu amigão conviva pouco com outros pets ou que vocês saiam pouco para passear, ainda assim é preciso deve ter atenção a esses parasitas”, destaca. Além do perigo oferecido por esses parasitas e das doenças que causam, cães e gatos ainda sofrem muito com as altas temperaturas, sobretudo em ambientes fechados ou em situações de estresse.

Publicidade

Fique atento

  • Pulgas: a caminha é onde costuma estar a maioria dos ovos, larvas e pupas das pulgas. Sem uma limpeza caprichada – e frequente –, elas podem permanecer ali por até um ano. Telas antimosquitos e o uso de antipulgas (coleiras, comprimidos, pipetas ou sprays) também são recomendados. “Além de trazer incômodos como alergias e coceiras, esses parasitas também podem transmitir doenças graves aos animais e aos seres humanos. Cães e gatos afetados por pulgas podem contrair o Dipylidium caninum, parasita que ataca o intestino e causa diarreia e perda de peso. Podem também sofrer com processos alérgicos.” Segundo especialistas, para cada pulga encontrada no pet há mais 19 no ambiente em que ele vive;
  • Carrapatos: os carrapatos costumam se abrigar em rodapés, batentes de portas, estrados de cama, embaixo de móveis, muros e paredes. Eles causam doenças como a erliquiose, a babesiose e a hepatozoonose, que atacam os glóbulos vermelhos e brancos e podem até levar o animal à morte;
  • Mosquitos: a leishmaniose é uma doença transmitida por mosquitos contaminados por um protozoário, que também pode ser fatal para o pet. O mosquito transmissor costuma ser encontrado em ambientes ao ar livre, no litoral e nos parques.

LEIA TAMBÉM: Saiba como evitar acidentes com os pets durante a virada de ano

Dicas importantes

  • A hidratação dos pets é o ponto de maior atenção durante o verão! Por isso, quanto mais oferta de água, melhor;
  • Aplique protetor solar específico para eles principalmente nas áreas com menos pelos, nas áreas mais claras e em partes expostas ao sol, como focinho, pontas das orelhas, barriga e ao redor dos olhos. Seu uso auxilia a diminuir os riscos de dermatites e queimaduras, além de prevenir o câncer de pele;
  • Antes de sair com seu pet, faça o teste na calçada, na grama e na areia da praia. Se a temperatura ao pisar estiver desagradável para você, também estará para seu animalzinho.

Lembre-se

  • Prevenir é melhor do que tratar. As vacinas previnem muitas doenças e são grandes aliadas para manter a qualidade de vida dos cachorros e gatos. Cada animal tem suas particularidades e a imunização deve respeitar a idade, raça, e região onde o pet mora;
  • Eliminando os focos de parasitas, mantendo atenção à saúde do seu pet e levando-o regularmente ao médico veterinário, com as vacinas sempre em dia, seu pet poderá aproveitar o verão cheio de energia – e sem parasitas, como deve ser!

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.