Regional

Vera Cruz tem segundo maior crescimento da fatia no rateio do ICMS na região

Vera Cruz é o município com a segunda maior participação no rateio do ICMS para o exercício 2023 na região. O índice provisório, divulgado recentemente pela Receita Estadual do Rio Grande do Sul, mostra que a Capital das Gincanas teve um incremento de 7,63%, enquanto as regiões do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra apresentaram queda de 5,16%.

Conforme o Secretário de Administração, Planejamento, Finanças e Desenvolvimento Econômico de Vera Cruz, Leandro Claur Wagner, a partir desta divulgação os municípios tem prazo até 1º de setembro para apresentar eventuais contestações e impugnações aos dados, por meio de Protocolo Eletrônico junto à Secretaria Estadual da Fazenda.

LEIA TAMBÉM: Prévia do rateio do ICMS indica que Santa Cruz terá queda de 12,47% na participação para 2023

Publicidade

De acordo com a Constituição Federal, 25% de todo o ICMS arrecadado é distribuído entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul, conforme Índice de Participação dos Municípios (IPM). Na composição de cada índice, o Valor Adicionado Fiscal (VAF) das empresas tem o maior peso (75%), seguido por população (7%), área (7%), número de propriedades rurais (5%), produtividade primária (3,5%), inverso do Valor Adicionado Fiscal per capita (2%) e pontuação do programa de integração tributária (0,5%).

“Temos atuado desde 2017 para consolidarmos o aumento da nossa participação no rateio do ICMS, através de uma política de atração de investimentos e incentivos municipais, bem como um diálogo constante com as empresas destacando a importância desta receita, que também auxilia em investimentos na infraestrutura de Vera Cruz”, comemora o secretário.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.