Regional

Vera Cruz reúne 120 estudantes em gincana pelo meio ambiente

A última quinta-feira foi marcada por uma atividade de conscientização ecológica através de uma gincana realizada com 120 alunos de oito escolas de Ensino Fundamental de Vera Cruz. A ação foi realizada pelo Departamento de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Essa foi a sexta edição da Gincana Ambiental, e ocorreu no Clube Esportivo e Cultural Vera Cruz.

LEIA TAMBÉM: Alunos aprendem como garantir um futuro mais verde

A engenheira ambiental do departamento, Camila Raquel Lopes, explicou que o intuito foi o de conscientizar os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental sobre preservação do meio ambiente, separação correta dos resíduos, consumo consciente, relevância da reciclagem e importância da fauna e da flora. A programação também marcou a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Na gincana, cada escola levou 15 estudantes e dois professores. 

Publicidade

Foram realizadas várias tarefas, como atividades artísticas e esportivas e um enigma, todas com a temática da preservação do planeta. O primeiro lugar ficou com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Elemar Guilherme Kroth, e o segundo com a Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz (Polivalente). Ambas foram contempladas com uma viagem de estudos para a Fazenda Quinta da Estância, em Viamão. 

A professora e coordenadora de projetos da escola campeã, Susana Cristine Soder, conta que os alunos apresentaram a dança “Paródia do Meio Ambiente”, com o mascote Árvore Kroth. “A estudante Kauani Vitória Pereira, de 12 anos, que frequenta o 7º ano, apresentou o mascote, feito na escola com itens recicláveis encontrados em lixeiras do educandário. A Árvore Kroth representa a vida. As árvores enriquecem nossas vidas com sua beleza, seus frutos, suas flores, suas raízes que sustentam o solo, além de transformar o gás carbônico em oxigênio, entre outras utilidades”, enfatizou Susana.

“Nós, como professoras, ficamos muito felizes e gratas junto com eles”, ressaltou a professora. A vice-diretora da escola, Juliane Petry, também acompanhou os estudantes.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Seminário ambiental reuniu produtores rurais e estudantes de Sinimbu

Aluna do 7º ano da Escola Elemar Guilherme Kroth, Glenda Vitoria Galvan, de 12 anos, participou pela primeira vez da Gincana Ambiental. “Foi de extrema importância, pois nos preparamos antes, ensaiamos a música, organizamos o mascote, nos entregamos de corpo e alma. Claro que sempre com o apoio e incentivo de nossas professoras. A parte que achei mais complicada foi o enigma, pois precisávamos pensar muito em grupo e tinha que ser rápido. Mas no final deu tudo certo! Agora estamos ansiosos pela viagem de estudos”, comemorou a adolescente.

Durante o evento, também foi realizada a entrega de uma caneca retornável para cada participante, tendo em vista o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi o combate à poluição plástica. A gincana contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, com recursos oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.