Regional

Vera Cruz concentra esforços na abertura e limpeza de açudes para combater a estiagem

A grave estiagem que assola o Rio Grande do Sul e que motivou o Município de Vera Cruz a decretar situação de emergência pelo quarto ano consecutivo, tem mobilizado a Secretaria de Desenvolvimento Rural. As equipes têm concentrado os esforços na abertura e limpeza de açudes nas propriedades do interior. O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Mártin Fernando Nyland, explica que devido à estiagem muitas propriedades têm tido dificuldade para fornecer água aos animais, pois os açudes e aguadouros estão secos. 

“Desde o final de dezembro, já foram entregues mais de 200 cargas de água para dessedentação animal. Os serviços de abertura e limpeza levam em média três horas para serem realizados, e mais de 100 produtores já foram beneficiados. Pedimos a compreensão aos produtores que possuem protocolos de outras demandas, pois o momento requer que priorizemos o enfrentamento aos danos causados pela estiagem”, refere o titular da pasta.

LEIA TAMBÉM: Comitiva do governo do Estado articula ações de enfrentamento à estiagem

Publicidade

O Município fez ainda a contratação de mais uma escavadeira hidráulica, para atender os mais de 50 produtores que ainda aguardam a realização de serviços referentes às demandas da estiagem. Após as melhorias, a espera dos produtores é para que as águas da chuva sejam suficientes para encherem os reservatórios.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz assina decreto de situação de emergência devido à estiagem

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.