O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, e o Secretário de Administração, de Planejamento e Finanças e de Desenvolvimento Econômico, Leandro Wagner, estiveram reunidos na manhã dessa quarta-feira, 8, com os cinco proprietários da área a ser adquirida para a implantação da Barragem Dona Josefa. Ao todo, serão 16 hectares para área alagada com 300 mil metros cúbicos de água captadas do Arroio Dona Josefa. Esse volume garantiria o abastecimento do município por 60 dias.
LEIA MAIS: Em licenciamento ambiental, Barragem de Vera Cruz poderá se tornar atrativo turístico
O projeto vem sendo desenvolvido desde meados de 2021 pelo engenheiro Luiz Carlos Klüsener, de Santa Maria, que projetou o sistema de abastecimento e a Estação de Tratamento de Água (ETA). A estiagem, que é registrada pelo quarto ano consecutivo nesse período, coloca o município em alerta ao operar no limite da capacidade do Arroio Andréas, onde é feita a captação da água que abastece Vera Cruz atualmente. Hoje, o município utiliza 5,4 mil metros cúbicos de água por dia.
Publicidade
Conforme o Chefe do Executivo, a aquisição da área dos proprietários está acertada. “O próximo passo é o envio de Projeto de Lei para apreciação da Câmara, criando a dotação orçamentária para o pagamento. Paralelo a isso, estamos dando andamento na licença ambiental, que ocorre em nível municipal, e nos próximos dias deve ser entregue o projeto executivo da obra para posterior licitação, devendo a construção do barramento ter início ainda no primeiro semestre de 2023”, comemorou Becker.
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DA REGIÃO
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade