O temporal que atingiu Santa Cruz do Sul na tarde desta sexta-feira, 1º, causou estragos no município. O vento forte e a chuva chegaram por volta das 16h25 e duraram cerca de 15 minutos. Pelo menos 41 casas foram destelhadas parcialmente, entre elas, 13 delas no Bairro Santuário, cinco no Várzea, duas no Senai, duas na Pedreira, uma no Piratini e uma no Bom Jesus.
Conforme a Defesa Civil do município, todas as chamadas foram atendidas e nas residências atingidas foram entregues lonas. Para este sábado, 2, está programada uma vistoria nos locais, com a entrega de telhas e cumeeiras.
Postes de luz caíram e fios ficaram no chão devido à ventania. Moradores foram afetados pela falta de energia elétrica em pelo menos dez bairros: Renascença, Várzea, Ana Nery, Castelo Branco, Schulz, Bom Jesus, Margarida, São João, Goiás e Senai. As sinaleiras da Rua da Figueira com a Avenida Euclydes Kliemann e da São José com a Gaspar Bartholomay ficaram desligadas por causa da falta de luz. A RGE informou ao Portal Gaz no começo da noite que equipes já trabalhavam para realizar os consertos. No entanto, não deu previsão para normalizar o fornecimento.
Publicidade
O vento ainda provocou a queda de árvores. Segundo o Corpo de Bombeiros, em torno de oito acabaram caindo, entre elas, uma na esquina da Rua São José com a Avenida Gaspar Bartholomay, no Bairro Senai, e outra na Rua Professor Ivo Rathke, no Centro. No Bom Jesus, uma parada de ônibus também foi destelhada.
LEIA MAIS: Temporal causa destelhamento e transtornos em Venâncio Aires
No Centro, os bueiros não deram conta da quantidade de chuva e houve pontos de alagamento em algumas esquinas. O problema foi registrado nos cruzamentos da Marechal Deodoro com a 28 de Setembro e da Ernesto Alves com a 28 de Setembro. Na RSC-287, próximo ao trevo de Vera Cruz, e na BR-471, motoristas relataram muita água sobre a pista.
Publicidade
Usuários do transporte coletivo urbano que aguardavam no ponto da Tenente Coronel Brito, quase na esquina com a Senador Pinheiro Machado, também foram surpreendidos pela água, que invadiu a calçada. Algumas pessoas chegaram a subir nos bancos.
Confira abaixo a nota da RGE:
Um novo temporal atingiu parte da área de concessão da RGE na tarde desta sexta-feira, 1. Com fortes rajadas de vento e descargas atmosféricas, a rede elétrica da distribuidora sofreu danos em vários municípios, principalmente nos vales do Rio Pardo, Taquari e dos Sinos. Neste momento as equipes trabalham na recomposição da rede a fim de restabelecer, no menor tempo possível, a energia aos 80 mil clientes que estão desabastecidos.
Publicidade
Em caso de fios e cabos soltos, a distribuidora alerta para que os moradores não toquem e nem se aproximem, pois a fiação pode estar energizada.
A RGE reforça a disponibilidade dos canais de atendimento para informações sobre falta de energia e fiação solta:
– Agência Digital: https://servicosonline.cpfl.com.br
– SMS com SEU CÓDIGO (disponível na fatura) para o número 27350
– Aplicativo CPFL Energia
– Central de Atendimento: 0800 970 0900Publicidade
This website uses cookies.