ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Vendas de Páscoa trazem otimismo ao comércio

Movimento aumentou nas lojas e dica é para não deixar as compras para a última hora

Os próximos dias são de expectativa para o comércio, sobretudo o especializado em artigos e presentes para a Páscoa. Com a proximidade da data, que é comemorada no próximo domingo, 9, a tendência é de que as vendas se intensifiquem. Embora nos últimos dias a procura pelos tradicionais produtos já tenha aumentado, as compras de última hora é que devem alavancar o desempenho do setor, que espera superar os resultados de 2022.

A afirmação é do vice-presidente da CDL de Santa Cruz, Gilberto Eidt, que é proprietário de uma das mais tradicionais lojas de chocolate da cidade. Segundo ele, o fato de a data ser comemorada no começo do mês é animador, em razão do ingresso de receita proveniente do pagamento dos salários. “Cada vez que ocorre isso, a expectativa é de venda boa, diferente de quando a Páscoa cai na segunda quinzena, quando o consumidor ainda não recebeu.”

Publicidade

LEIA MAIS: Comércio de Santa Cruz vive expectativa pela chegada do frio

Publicidade

A queda das temperaturas é outro aspecto que contribui com o comércio de chocolates, aponta o dirigente. E, na prática, é isso que está acontecendo. Durante o último fim de semana, já era possível perceber maior movimentação nas lojas do Centro e também nos supermercados. A orientação, portanto, é para que os consumidores não deixem para a última hora. “É importante que os clientes antecipem suas compras, para não correr o risco de haver falta de produtos. Ainda mais porque muitos lojistas compraram determinado número de artigos, mas, caso haja grande procura de última hora, é possível que não se encontre mais”, justifica.

Quanto ao volume de negócios, a Avaliação de Páscoa 2023, divulgada pela Fecomércio-RS, indica que a data neste ano deverá ser marcada por presentes de tíquetes mais baixos, como ovos de menor gramatura, barras de chocolate e bombons. “Apesar de esperarmos boas vendas na Páscoa 2023 na comparação com o ano passado, ainda temos elementos no cenário que impedem uma venda maior”, afirma o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn. Entre os fatores citados pelo dirigente estão o nível de endividamento das famílias e a taxa de juros.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Venda de peixes nas feiras começa nesta quarta; veja valores

Publicidade

Chocolates na preferência dos consumidores

Ainda que o chocolate seja o carro-chefe, outros produtos costumam ter grande adesão no período de Páscoa, como é o caso dos peixes. Mas há também quem opte por aproveitar a ocasião para presentear com roupas, calçados ou até mesmo joias. Na análise do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, apesar de todos estes aspectos, o varejo deve alcançar bons resultados em 2023. “O índice de confiança do consumidor é o maior nos últimos três anos para o mês de abril. Isso mostra que há, sim, uma expectativa muito grande com a data”, analisa.

Da mesma forma, ele aponta o clima como um aliado. “A Páscoa é uma época na qual as vendas ficam mais concentradas em gêneros alimentícios, como o chocolate e o pescado, consumido na Semana Santa. No entanto, é também um período de transição, cujo clima começa a dar sinais de mudança. Com base nisso, muitos consumidores iniciam também suas compras de inverno”, aponta.

Publicidade

LEIA MAIS: Comércio se prepara para as vendas de Páscoa

Publicidade

Segundo o dirigente, as empresas precisam estar preparadas, com foco no bom atendimento e dentro das tendências de gosto e desejo do consumidor. “O consumo mudou e nós precisamos sempre estar nos renovando. Ter uma presença digital, um bom treinamento e ouvir o cliente é meio caminho para alcançar resultados positivos”, recomenda.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta