O fechamento do comércio no período da Páscoa por causa do coronavírus impactou profundamente o setor. É o que revela um levantamento realizado pela CDL Santa Cruz do Sul esta semana junto aos associados. Um total de 251 lojistas dos segmentos de agropecuária, brinquedos, calçados, chocolates e doces, concessionárias e revendas de carros, cooperativas, imobiliárias, lojas de informática e outros segmentos responderam à pesquisa. A grande maioria estima uma queda superior a 50%.
Os dados coletados revelam que a Páscoa tem impacto nas vendas em 54% das empresas pesquisadas. Outro dado aponta que quase 70% dos estabelecimentos ouvidos sofreram total influência da pandemia no desempenho das suas vendas no período de fechamento do comércio em função do isolamento.
Ainda no período do isolamento social, 53,2% das empresas não realizaram demissões, enquanto 36,8% dispensaram no mínimo um colaborador e outros 10% demitiram dois ou mais.
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Criatividade
Segundo o vice-presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, o comércio foi muito impactado numa de suas principais datas pela pandemia. “Acredito que a Páscoa seja o início deste ano difícil que teremos pela frente. O setor ficou muito tempo com as portas fechadas, sem poder vender e sem movimentação financeira. E o impacto seguirá ao longo deste ano. Será necessário ações criativas para que se possa atrair o consumidor para as lojas e atender as suas necessidades.”
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