Categories: Geral

Venda de veículos sobe 14,6% em relação a novembro de 2016

A venda de veículos novos no Brasil alcançou 204,2 mil unidades em novembro, alta de 14,6% em comparação com igual mês do ano passado e crescimento de 0,7% sobre o resultado de outubro, informou nesta quarta-feira, 6, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que representa as montadoras. No acumulado do ano, o mercado subiu 9,8% em relação à igual período do ano anterior e chegou a 2,027 milhões de unidades.

Por segmento, as vendas de automóveis e comerciais leves, juntos, somaram 197,6 mil unidades em novembro, expansão de 13,8% em relação à igual mês de 2016 e de 0,4% ante o volume do mês anterior. Os emplacamentos destes dois segmentos acumulam, de janeiro a novembro, aumento de 10,1% sobre igual intervalo do ano passado, para 1,97 milhão de unidades.

Entre os pesados, foram 5,4 mil caminhões vendidos no penúltimo mês do ano, alta de 44% ante igual mês do ano passado e avanço de 8,8% sobre o resultado de outubro. No acumulado do ano, porém, o segmento ainda acumula retração de 0,5%, para 45,8 mil unidades.

Publicidade

No caso dos ônibus, as montadoras venderam 1 mil unidades em novembro, aumento de 78% sobre o resultado de igual mês do ano passado e avanço de 22,6% em relação a outubro. E há alta leve de 0,4% no acumulado de 2017, para 10,5 mil unidades.

Estoques

Em relação aos estoques, os pátios das montadoras e das concessionárias terminaram novembro com 232,1 mil veículos à espera de um comprador, quantidade suficiente para 34 dias de venda, considerando o ritmo da demanda registrado no mês passado.

Publicidade

Um mês antes, o número de veículos estocados era de 234,1 mil, suficiente para 35 dias de vendas, também considerando o ritmo de novembro. Segundo a Anfavea, o ideal é que os estoques sustentem cerca de 30 dias de vendas.

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.