A venda de veículos novos no Brasil alcançou 204,2 mil unidades em novembro, alta de 14,6% em comparação com igual mês do ano passado e crescimento de 0,7% sobre o resultado de outubro, informou nesta quarta-feira, 6, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que representa as montadoras. No acumulado do ano, o mercado subiu 9,8% em relação à igual período do ano anterior e chegou a 2,027 milhões de unidades.
Por segmento, as vendas de automóveis e comerciais leves, juntos, somaram 197,6 mil unidades em novembro, expansão de 13,8% em relação à igual mês de 2016 e de 0,4% ante o volume do mês anterior. Os emplacamentos destes dois segmentos acumulam, de janeiro a novembro, aumento de 10,1% sobre igual intervalo do ano passado, para 1,97 milhão de unidades.
Entre os pesados, foram 5,4 mil caminhões vendidos no penúltimo mês do ano, alta de 44% ante igual mês do ano passado e avanço de 8,8% sobre o resultado de outubro. No acumulado do ano, porém, o segmento ainda acumula retração de 0,5%, para 45,8 mil unidades.
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No caso dos ônibus, as montadoras venderam 1 mil unidades em novembro, aumento de 78% sobre o resultado de igual mês do ano passado e avanço de 22,6% em relação a outubro. E há alta leve de 0,4% no acumulado de 2017, para 10,5 mil unidades.
Estoques
Em relação aos estoques, os pátios das montadoras e das concessionárias terminaram novembro com 232,1 mil veículos à espera de um comprador, quantidade suficiente para 34 dias de venda, considerando o ritmo da demanda registrado no mês passado.
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Um mês antes, o número de veículos estocados era de 234,1 mil, suficiente para 35 dias de vendas, também considerando o ritmo de novembro. Segundo a Anfavea, o ideal é que os estoques sustentem cerca de 30 dias de vendas.
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