Dezoito obras concorrem na Mostra Competitiva Nacional do 6º Festival Santa Cruz de Cinema. As grandes vencedoras serão conhecidas apenas na noite desta sexta-feira, 27, mas a expectativa em torno dos nomes já é alta. Um dos concorrentes é o curta-metragem Dinho, do pernambucano Leo Tabosa. Se o nome parece conhecido, é porque esta não é a primeira vez do diretor no Festival – ele inclusive já levou um troféu Tipuana para casa.
LEIA TAMBÉM: Conheça os filmes do último dia de exibições do Festival Santa Cruz de Cinema
Ainda em 2018, na primeira edição, participou do evento com o curta Baunilha. Em 2019, Nova Iorque foi premiado como Melhor Filme. “É um filme muito especial pra mim porque traz um recorte da minha infância no sertão de Pernambuco. É um filme de memórias e afetos”, relembrou. Em 2020, concorreu com Marie, e, agora, em 2023, tenta levar mais um Tipuana com Dinho.
Publicidade
A expectativa, é claro, é positiva. “Dinho é um filme sobre afetos, desejos, sonhos e esperanças. Um filme que foi rodado no final da pandemia e no período em que os artistas eram criminalizados de forma sistemática pelo Governo Federal e Ministério da Cultura havia sido extinto. O filme mostra que a magia do cinema é capaz, mesmo com toda adversidade que a vida possa apresentar, de fazer a gente sonhar, resistir e esperançar”, detalhou Tabosa.
LEIA TAMBÉM: Curtas da segunda noite do Festival Santa Cruz de Cinema agradam ao público
Neste ano, pela primeira vez, conseguiu conciliar a agenda e participar presencialmente do evento. “O Festival de Cinema de Santa de Cruz tem um importante papel de descentralizar as janelas de exibições do cinema brasileiro no Rio Grande do Sul. Geralmente os festivais de cinema estão concentrados em grandes centros urbanos. É preciso interiorizar o cinema!”, finalizou.
Publicidade
Assista ao trailer de Dinho:
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O FESTIVAL SANTA CRUZ DE CINEMA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade