Regional

Venâncio tem o maior crescimento na região no rateio do ICMS; veja os números por município

Os números divulgados pela Receita Estadual sobre o Índice de Participação dos Municípios (IPM) de 2025 são positivos para o Vale do Rio Pardo. Dos 16 acompanhados pela Gazeta do Sul, cinco tiveram variação negativa e 11 ampliaram o indicador que define o quanto cabe a cada prefeitura do bolo de arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O melhor desempenho foi de Venâncio Aires, que subiu de 0,576974 para 0,655474, um crescimento de 13,6%.

LEIA MAIS: Santa Cruz volta a aumentar participação no rateio do ICMS 

“A maior parte do retorno de ICMS de Venâncio Aires vem da indústria, que é um setor que trabalha seguindo tendências de mercado, política cambial, dólar e exportação, entre outros. Mas esse ótimo desempenho está associado principalmente ao crescimento do setor fumageiro que, mesmo com as enchentes, teve uma variação positiva de 10% frente ao ano anterior”, afirma a secretária de Fazenda, Fabiana Keller. “Mesmo com a boa notícia, nosso compromisso como Fazenda Municipal permanece sendo de investir no gerenciamento dos números para executar nossos orçamentos sempre com o maior equilíbrio possível.”

Publicidade

Santa Cruz do Sul, por sua vez, teve uma ampliação de 5,19%. O secretário de Fazenda, Valdir Bruxel, explica que o IPM representa 17,38% do orçamento, que vai somar R$ 968.489.116,78 em 2025. Em 2024, a formação do IPM passou a levar em consideração os critérios determinados pela lei 15.766/21, em que se destacam as alterações como Participação no Rateio da Cota-Parte da Educação (PRE), que passa de 10% para 11,4% na composição.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.