A Capital do Chimarrão será a sede do 19º Fórum Regional de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo. A realização é da Secretaria Municipal de Saúde com apoio do Fórum local e da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. O encontro ocorre no dia 12 de maio, no Ginásio de Exposições do Parque Municipal do Chimarrão. O tema deste ano será “Conviver é tri – em busca do cuidado em liberdade”.
Segundo as organizadoras, Janete Fernandes de Souza, Regina de Freitas Marmitt e Rúbia Bucallo as atividades remetem à confraternização, integração e à solidariedade dos participantes, que envolve profissionais da área da saúde, usuários dos serviços de saúde mental e comunidade em geral de 13 municípios da região.
Atualmente, Venâncio Aires conta com 1540 pacientes cadastrados no CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), sendo 350 ativos. Já no CAPS II, são 5.623 cadastrados. Os ativos que usufruem os serviços são 1700. Ambos são localizados na Rua Visconde do Rio Branco. Já a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI), na Rua General Osório, são 30 pacientes. Ambos buscam o auxílio dos centros de em encontros mensais com os familiares.
Publicidade
“É um evento itinerante, que é realizado a cada ano em uma cidade da região. É também uma oportunidade de reunirmos profissionais da saúde, pacientes e familiares num momento de confraternização”, destacou Janete. O Município de Gramado Xavier sediou o último evento que ocorre desde 1997 e reúne anualmente mais de 600 pessoas.
O Fórum Regional da Saúde Mental encontro trata de um movimento social aberto à participação de todos os interessados e identificado com a luta antimanicomial. O propósito é acompanhar, incentivar e fortalecer a implantação da reforma psiquiátrica na região da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, que compreende os municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Rio Pardo, Sinimbu, Mato Leitão, Pantano Grande, Vera Cruz, Candelária, Vale do Sol, Passo do Sobrado, Vale Verde, Herveiras e Gramado Xavier.
A cada ano a atividade acontece em uma cidade da região para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em 18 de maio. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3983-1043 no CAPS AD, (51) 3983-1045 no CAPS II e (51) 3983-1022.
Publicidade
This website uses cookies.