Categories: Regional

Venâncio cumpre metas estabelecidas no Plano Municipal de Saneamento

Em audiência pública ocorrida na sala de reuniões da Prefeitura de Venâncio Aires, secretários municipais e técnicos participaram da revisão do Plano Municipal de Saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos. Concluído em 2011, após um ano de estudos realizados pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), essa é a primeira revisão para avaliar metas estabelecidas para 20 anos, bem como apontar possíveis alterações de rumo nas políticas públicas de abastecimento de água, drenagem, tratamento de esgoto e gestão de resíduos sólidos.

Durante o encontro, o grupo ratificou as metas estabelecidas a curto prazo (até cinco anos), médio (de cinco a 12 anos) e longo prazo (12 a 20 anos). Com cerca de 400 páginas, o plano confirmou o cumprimento de todas as metas da Administração Municipal a curto prazo, bem como o alcance de alguns objetivos deixados a médio prazo. “Entre as metas alcançadas no curto prazo, podemos destacar a construção das 72 casas do Bairro Battisti e em seguida as 116; conclusão do condomínio Pôr do Sol; obras de drenagem na parte baixa da cidade e junto à RSC-453 e saneamento concluído em todas as obras de pavimentação dos bairros Leopoldina, Cidade Nova, Xangri-lá e Coronel Brito. Além disso, reativamos a usina de triagem de resíduos de Linha Estrela, que aparecia no plano como uma meta a médio prazo”, explica a secretária-adjunta do Planejamento, Deizimara Souza.

Outro tema comemorado durante a audiência foi a aprovação do novo Plano Diretor de Venâncio Aires, que contribuiu para a melhoria do saneamento. O grupo lembrou, por exemplo, que toda nova construção na cidade já recebe fossa e filtro, reduzindo assim a poluição do Arroio Castelhano. Como sugestão para incluir na revisão do Plano Municipal que será encaminhado à análise da Câmara de Vereadores, está a intensificação da fiscalização sobre destinação de resíduos sólidos, especialmente materiais de construção.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.