O município de Venâncio Aires entrou na disputa para realizar a 12ª edição do festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, um dos maiores de música do Rio Grande do Sul, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS). O prefeito Giovane Wickert se reuniu esta semana com o presidente da organização cooperativa, Vergílio Frederico Perius, para colocar a Capital Nacional do Chimarrão à disposição da organização do evento.
Wickert foi acompanhado do presidente do Instituto Escola do Chimarrão Pedro Schwengber (foto) e debateu a possibilidade de sediar o evento, que desde 2016 passou a integrar o Programa de Educação e Cultura Cooperativista, que realiza atividades e palestras de educação na área para grupos de lideranças, crianças, jovens e mulheres.
Os integrantes do sistema apresentaram ao prefeito e a Schwengber a finalidade do festival, que é integrar dirigentes, associados, colaboradores, familiares e comunidade, conforme os objetivos do Programa de Educação e Cultura Cooperativista.
Publicidade
Desta forma, o evento pretende promover os princípios e valores do cooperativismo para crianças, jovens, mulheres e comunidade, através da música. O festival é um espaço que proporciona aos artistas cooperativistas do Estado maior integração e troca de experiências entre os músicos e poetas.
Uma equipe do sistema Ocergs/Sescoop/RS fará uma visita técnica ao município no dia 3 de maio para avaliar a possibilidade de Venâncio Aires sediar o festival. “Estamos bem confiantes de que nossa cidade poderá ser escolhida pela organização. É um grande evento e oportunidade para o turismo e para o cooperativismo de Venâncio”, disse Wickert.
Publicidade