Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEIO AMBIENTE

Venâncio Aires vai pagar por serviços de proteção das nascentes do Arroio Castelhano

Foto: Leandro Osório

Foi assinada na manhã dessa terça-feira, 27, a ordem de início das atividades do projeto “2º Ciclo Tecnológico do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PPSA) da Corsan”. A iniciativa tem como principal objetivo, conforme o professor da Unisc e coordenador do projeto, Marcelo Kronbauer, intensificar os estudos e promover a educação ambiental. Com isso, vão valorizar protetores das nascentes do Arroio Castelhano, na Capital do Chimarrão, de modo que produtores rurais poderão ser remunerados por práticas de preservação. O projeto é desenvolvido pela Unisc, subsidiado pela Corsan e tem parceria com a Prefeitura.

Em 2021, houve um primeiro ciclo, em que foram construídas as bases para o entendimento de um PPSA para a Corsan, identificando a problemática e as áreas prioritárias para ação na Bacia do Castelhano, além de buscar apoio das entidades envolvidas. O projeto que será desenvolvido a partir de então é fruto desta experiência exitosa, que fez com que a Corsan desejasse continuar investindo em pagamento por serviços ambientais.

LEIA TAMBÉM: Grupo avança para proteção do Cinturão Verde; veja ações

Publicidade

Kronbauer explica que estão previstos dois anos para esta etapa do projeto, que tem a estimativa inicial de envolver 50 produtores. Venâncio Aires vai receber o projeto-piloto, que servirá como modelo a ser implantado em outras bacias hidrográficas do Estado. Juntamente com ações de regiões no estado do Rio Grande do Sul, representará um investimento de R$ 1.426.363,80.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.