A Central de Projetos da Prefeitura de Venâncio Aires encaminhou à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado o projeto para a construção de um Centro Regional de Acolhimento para Mulheres. A demanda foi eleita entre as prioridades da região na Consulta Popular 2022/2023, com 4.233 votos, tendo a segunda maior preferência entre os 13.052 eleitores que participaram do processo. O valor destinado para execução da obra é de R$ 785.714,28, com contrapartida da Prefeitura, que vai ceder o terreno.
A secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Ana de Souza, informou que, em virtude do grande número de documentos exigidos pelo Estado para formalizar o convênio, num checklist de 38 itens, houve o pedido de prazo maior para que houvesse tempo hábil de reunir o material. O projeto tem previsão de execução de 12 meses e foi elaborado com base no modelo padrão já cadastrado no Ministério da Cidadania, como Abrigo Institucional para Mulheres, uma vez que, assim, poderá oportunamente receber recursos e se conveniar com a União. A localização do terreno é central, próximo a equipamentos de saúde e educação e de segurança a essas mulheres atendidas.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Polícia Civil inaugura Sala das Margaridas
Publicidade
Uma vez garantido o recurso para a construção do prédio, a região se articula para buscar recursos para os equipamentos, mobiliários e manutenção do Centro. Com esse intuito, a coordenadora regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo, Salete dos Passos Faber, teve uma audiência em Brasília no mês passado com a assessora do Ministério das Mulheres, Regina Adame. Ela entregou o projeto arquitetônico e a solicitação de recursos para a estruturação física.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade