Está sob análise da Câmara de Vereadores para assinatura no próximo dia 2 de agosto, o convênio para implantação do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal em Venâncio Aires. O programa, que terá projeto-piloto no município é desenvolvido em parceria com o Sindicato das Indústrias do Tabaco (Sinditabaco) e deverá alterar a rotina de 20 adolescentes do município nos próximos meses.
A primeira turma de Venâncio Aires do curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” já foi selecionada e deverá iniciar no mês de agosto, em data a ser definida. O projeto piloto terá duração de onze meses de curso aos alunos a partir do 5º (quinto) ano do Ensino Fundamental. O Município custeará os gastos com alimentação e transporte dos alunos até a EMEF Coronel Thomaz Pereira, de Linha Taquari Mirim.
Os adolescentes, oriundos de famílias de pequenos produtores rurais, em especial produtores de tabaco do 9º distrito do município receberão contratos como jovens aprendizes, com salário proporcional a 20 horas semanais, além de certificação e demais direitos de acordo com a Lei de Aprendizagem. A proposta da formação está voltada para o desenvolvimento de um empreendedor em agricultura polivalente, que planeja e administra unidade de produção.
Publicidade
Em visita ao prefeito Airton Artus, o diretor-presidente do Instituto, Iro Schünke, destacou que o programa tem como objetivo facilitar o acesso à educação e profissionalização dos jovens no meio rural. “O Instituto foi criado em 2015 com esse propósito. É uma oportunidade ímpar para os adolescentes e temos certeza que trará bons resultados”, disse Schünke.
Já Artus ressaltou o esforço do município para garantir o convênio e oportunizar aos jovens do campo mais essa opção de qualificação empreendedora. “O programa é excelente, pois agrega conhecimento e proporciona um caminho seguro, com oportunidades de futuro e livre das drogas, problema que temos enfrentado no meio rural”, relatou.
Durante os onze meses de aula o programa buscará aprofundar os aspectos relacionados à agricultura familiar, suas transformações, limites e desafios para as novas gerações permanecerem no campo. O Instituto proporcionará ainda aos estudantes material didático, uniforme, kit de higiene pessoal e profissionais acompanhantes nas disciplinas teóricas e práticas.
Publicidade