Com a chegada do novo ano, uma preocupação acompanha pais e responsáveis de crianças que estudam nas Escolas de Educação Infantil (EMEIs) da rede municipal: o recesso dos educandários. Pensando nisso, o governo municipal programou para este ano um projeto de férias que visa acolher os pequenos alunos os quais os pais não consigam alternativa para os dias de descanso.
Como é tradição na cidade, as EMEIS ficam fechadas na semana entre Natal e Ano Novo e, ainda, no período de 2 a 31 de janeiro. O retorno das equipes ocorre no dia 1º de fevereiro e os alunos voltam à escola no dia 2. Porém, no próximo ano, a Secretaria de Educação disponibilizará um trabalho na EMEI Arco Íris, do Bairro Aviação. Na escola de referência, 130 crianças serão atendidas no mesmo período do recesso de janeiro.
O educandário atenderá os alunos de 12 EMEIs em um programa elaborado e organizado durante este ano. O objetivo é oportunizar às famílias que não conseguem que um familiar tire férias no primeiro mês do ano para ficar com o menor para que possam deixar os alunos sob os cuidados da EMEI. No entanto, as famílias precisam se comprometer em assegurar o período integral de 30 dias de férias em outro momento, conjuntamente com as férias dos pais e/ou responsáveis.
Publicidade
Para solicitar a participação no projeto, o responsável precisa se inscrever e assinar o Termo de Responsabilidade informando o período em que a família irá tirar férias, assegurando assim que a criança goze da convivência familiar, conforme o Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A família que não respeitar o período de férias do filho perderá o direito de frequentar o Programa de Férias no mês de janeiro do ano subsequente. As inscrições ocorrem até o dia 30 deste mês em todas as EMEIS e terão prioridade as mães ou responsáveis que possuem carteira assinada e que não terão direito ao repouso de férias em janeiro.
Publicidade
This website uses cookies.