Regional

Venâncio Aires retoma as atividades dos grupos de saúde com a população

Paralisados em razão da pandemia de Covid-19, os grupos de saúde estão sendo reativados em Venâncio Aires. Por meio de encontros, os profissionais têm se dedicado a fornecer orientações sobre prevenção, tratamento e cuidados quanto a hipertensão e diabetes. Até o momento, as localidades de Centro Linha Brasil, Deodoro e Estância Nova e o Bairro Cruzeiro retomaram as atividades com os moradores.

Os encontros também promovem debates de temas como saúde bucal, nutrição, terapias naturais e cuidados da mulher e do homem. Segundo o secretário de Saúde, Tiago Quintana, em razão dos benefícios que os grupos proporcionam, a secretaria tem incentivado a reativação. Dessa forma, os profissionais das demais unidades estão mobilizados na retomada das ações, abrindo espaço para o diálogo com os moradores.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz e Venâncio Aires recebem novos médicos credenciados no IPE Saúde

Publicidade

Reativado há seis meses, o grupo da Unidade Básica de Saúde (UBS) Wilson da Silva Puthin, do Bairro Cruzeiro, já conta com 20 participantes. Os encontros são realizados sempre na última quarta-feira do mês, com a presença de um profissional da temática escolhida. Além disso, verificações de pressão arterial e glicose e testes rápidos são disponibilizados.

A enfermeira coordenadora da UBS Wilson da Silva Puthin, Aline Royer, explica que os temas são definidos pelos próprios participantes, de acordo com a sua curiosidade e interesse. “A gente fala sobre dores, faz orientações e tenta motivar essas pessoas a fazerem atividade física e a se cuidarem.” A partir dos encontros, iniciou-se a promoção do grupo de atividade física no Bairro Cruzeiro, que ocorre nas segundas, terças e quintas-feiras.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.