O município de Venâncio Aires participou no sábado, 22, da 18ª edição do “Viva o Taquari-Antas Vivo 2025”, e recolheu o total de 861 quilos de lixo às margens do arroio Castelhano, principal afluente do Rio Taquari na região. Além do mutirão de limpeza, a edição deste ano enfatiza atividades de educação ambiental e conscientização sobre a importância da preservação das águas. Ao todo, 36 entidades, entre associações, escolas e empresas participaram de forma voluntária do movimento. Foram mais de 130 inscritos na ação.
A diretora da Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Professora Odila Rosa Scherer, do bairro União, Márcia Hickmann, destacou sobre a responsabilidade com o meio ambiente. “Participamos da iniciativa, e serve como um puxão de orelha. Porque se precisa ter uma ação para fazer a limpeza, é pelo motivo de alguém que não foi responsável com o meio ambiente. Nós, enquanto escola, trabalhamos muito com as crianças sobre a preservação. Fomos muito atingidos no ano passado com as cheias, assim como o município. Então, que fica o alerta para que todos nós sejamos responsáveis e conscientes nas atitudes com o nosso meio ambiente”, enfatizou.
LEIA TAMBÉM: Amprotabaco realiza eleição da nova diretoria na Expoagro Afubra
Publicidade
O evento no município é coordenado pela comissão organizadora, com integrantes da Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade, e Bem-estar Animal, com a colaboração de diversas entidades, empresas e voluntários. Para o secretário da pasta e membro da comissão, Gustavo Von Helden, a ação mostra sobre a importância de preservar o meio ambiente e de ser exemplo para as crianças. “A importância desta ação, que realizamos de forma coletiva, com a missão de recolhimento de entulhos, mas principalmente com a conscientização de preservar o meio ambiente. Eu fico muito feliz quando realizamos está ação com as crianças, por que é uma sementinha que estamos plantamos nas próximas gerações”, comentou.
Assim como Venâncio Aires, municípios como Lajeado, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, participaram da iniciativa de forma simultânea, e com foco na preservação dos mananciais do Rio Taquari, com objetivo de promover a conscientização socioambiental. De acordo com o prefeito Jarbas da Rosa, precisamos nos conscientizar e cuidar das nossas ações em relação ao meio ambiente. “Lembrando que neste dia mundial da água, a data não é por coincidência, e sim tem um grande motivo. O arroio Castelhano é nosso principal manancial de água para a cidade, e ao mesmo tempo 2024 foi desafiador para todos nós. Mas, entendemos que, ações como esta, ambientais, educacionais, são fundamentais para mudar a história. Por mais de 150 anos, nós agredimos o meio ambiente, mas os eventos climáticos que estavam planejados para iniciar em 2040, pelo aquecimento global, iniciou muito antes. A única maneira de estabilizar é pelas nossas mãos”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Projeto Solo Protegido será lançado pelo SindiTabaco em parceria com a Embrapa
Publicidade
Dos itens encontrados, os impactantes foram um sofá com almofadas, dois vasos sanitários e 60 quilos de fios industriais de alumínio. As atividades do movimento Viva o Taquari-Antas Vivo em Venâncio Aires contou ainda com ginástica com a profissional do Sesc, Adriana Weber, trilhas ecológicas e semeadura.
Itens recolhidos:
Papel/papelão – 10 quilos
Plástico – 114 quilos
Madeira – 60 quilos
Metais – 90 quilos
Pneus – 58 quilos
Sofá – 78 quilos
Vidros – 65 quilos
Cerâmica – 39 quilos
Rejeitos – 347 quilos
Região:
Lajeado – 813,14 quilos
Cruzeiro do Sul – 1.296 quilos
Arroio do Meio – Participou da ação, mas sem recolhimento
Roca Sales – Não realizou a atividade neste ano
Estrela e Bom Retiro do Sul – Realizarão a ação em outra data
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade