O bairro Coronel Brito vai virar um grande palco neste sábado, 26, em Venâncio Aires. Desfile, teatro e bate-papo que abordam temas sociais e relevantes vão encantar os venâncio-airenses através do projeto “Palco Mambembe II”. A iniciativa remonta o teatro mambembe de séculos atrás, quando as famílias de artistas chegavam nas cidades com as carroças que eram o meio de transporte, o palco e a própria casa com o fim de levar a arte para lugares remotos. O evento é promovido pelo Teatro Social Tio Tony, fundado em Montenegro e atualmente sediado em Teutônia.
Além de remontar e resgatar a história e a identidade dos artistas mambembes, o projeto tem como propósito levar a arte para bairros e espaços que não costumam recebê-la. Dessa forma, a programação em Venâncio Aires será em frente a Escola Estadual de Ensino Fundamental 11 de Maio.
LEIA TAMBÉM: Feira do Livro inicia nesta quinta-feira em Venâncio Aires; confira a programação
Publicidade
A programação acontecerá no formato presencial e não haverá cobrança de ingresso para o público. De acordo com o ator, pesquisador e psicólogo Antônio Lopes Filho, conhecido como “Tony Filho”, é extremamente importante a conexão humana proporcionada pela arte. “Este projeto vem ao encontro com meu objeto de pesquisa de mestrado que fala sobre os corpos e a conexão direta dos atores com o público. Mesmo depois do advento das lives, o espetáculo presencial ainda tem maior conexão, fazendo acessar sentimentos que não seriam acessados de outra maneira”, destaca. Ele é o responsável pelo texto e direção do espetáculo Dom Quixote – O Cavaleiro Andante, que será apresentado neste fim de semana.
O evento iniciará às 8h30, com o desfile da Carroça Cênica do Palco Mambembe em via pública com os personagens da peça, para divulgação do espetáculo. Em seguida, será realizada uma oficina sobre Teatro Dadaísta e voltado para professores das séries iniciais, com duração de uma hora e meia. O espetáculo Dom Quixote: O Cavaleiro Andante acontece às 10h30.
LEIA TAMBÉM: Lançamento do Santa Cruz Cidade Viva: Curtas & Conexões acontece nesta sexta
Publicidade
Confira a programação para este sábado
- 8h30 – Desfile mambembe com a Carroça Cênica
- 9h30 – Oficina teatral para professores
- 10h30 – Espetáculo “Dom Quixote: O Cavaleiro Andante”
- 11h – Bate-papo Teatral sobre a História do Teatro mambembe no Brasil
- 11h30 – Apresentação de artistas locais
Sobre o Teatro Social Tio Tony
O Teatro Social Tio Tony foi fundado em 1988 no município de Montenegro, inicialmente com o nome de Teatro Jovem de Montenegro. Depois passou a ser conhecido como Cia de Teatro Tio Tony e mais tarde, definiu-se por Teatro Social Tio Tony. Atualmente sediado em Teutônia, no Vale do Taquari, atende demandas teatrais de toda a região sul do país. Com o objetivo de avaliar conflitos sociais, discutir e realizar montagens de espetáculos teatrais, o propósito maior é a luta pela transformação social através da arte.
O grupo mantém espetáculos circulantes abordando temas que muitas vezes são tabus, como a violência contra mulheres e crianças, uso de drogas, bullying, preconceito racial e ecologia. Os espetáculos, apresentados ao ar livre, envolvem a formação de elenco misto e oferecem a oportunidade de a comunidade local receber oficinas teatrais. Além disso, o projeto conta com o financiamento Pró-cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), no segmento cultural Artes de Espetáculo.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Teatro Social Tio Tony
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade