Categories: Regional

Venâncio Aires realiza força-tarefa para extração de material no Rio Taquari

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos aproveita os dias de estiagem para renovar seu estoque de material no intuito de melhorar a trafegabilidade das estradas do interior. Seis caminhões e duas retroescavadeiras trabalham desde o último sábado, 23, no afluente do Rio Taquari na extração de cascalhos. O material está sendo armazenado nas capatazias próximas para que possa ficar à disposição dos servidores da pasta de agricultura.

O secretário geral de governo, Tiago Quintana, explica que este é um trabalho prioritário solicitado pelo prefeito Airton Artus e foi realizado em conjunto entre as secretarias no sentido de buscar licenciamento ambiental junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A retirada do material não causa danos à natureza. “O tempo com pouca chuva colaborou para que o rio baixasse, possibilitando o trabalho incessante dos servidores. É uma força-tarefa entre secretarias para que tenhamos por um longo tempo material para a melhoria das estradas”, observa Quintana.

Até o fim do expediente da segunda-feira, 25, cerca de 250 cargas haviam sido retiradas do rio. As equipes de obras se revezam no serviço feito na localidade de Itaipava das Flores, a três quilômetros da região central de Vila Mariante. Conforme o coordenador da capatazia de Vila Mariante, Mauro Luft, um monitoramento será feito de forma constante e sempre que o rio estiver mais seco a equipe irá se deslocar ao trabalho. “Trabalhamos num espaço de um hectare, permitido pela Fepam. Nossa meta é trabalhar durante todo o verão e, se o tempo permitir, pretendemos acumular mais de mil cargas”, ressalta Luft.

Publicidade

O secretário adjunto de Agricultura, Leomar Rehbein, que também acompanhou a evolução do serviço, diz que as pedras são regulares e de tamanho apropriado para as estradas, acesso às propriedades e também na construção de levantes nos locais mais baixos. O cascalho está sendo distribuído nas capatazias de Vila Mariante, Vila Estância Nova e Vila Palanque.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.