ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Venâncio Aires lidera, e Santa Cruz evolui em gestão

Imagem aérea de Venâncio Aires

O Vale do Rio Pardo tem motivos para comemorar com a divulgação do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). O estudo é elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e aponta que 2.195 municípios brasileiros estão em situação fiscal difícil ou crítica. Na região, entre 16 administrações, quatro estão entre as consideradas excelentes – que contabilizam nota acima de 0,8.Venâncio Aires ocupa a melhor posição, com 0,8885 (número 66 no Estado). Santa Cruz do Sul está em terceiro, com o resultado mais positivo dos últimos cinco anos (0,8218). Ainda se destacam Mato Leitão e Vale Verde.

O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, ressalta a importância de reformas estruturais para a sustentabilidade das contas públicas. “Estamos reafirmando a necessidade de se estudar e se pressionar os líderes políticos para que deem aos administradores públicos capacidade de entregar melhores serviços e, portanto, termos um ambiente melhor de trabalho, que é importante para a economia e fundamental para a sociedade”, destaca Vieira.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Associação Internacional de Produtores de Tabaco debate rumos para o setor

Publicidade

A prefeita Helena Hermany (PP) acredita que a evolução do desempenho de Santa Cruz, que vem sido percebida desde 2020, é resultado do trabalho para colocar em prática um modelo de gestão eficiente e responsável com o dinheiro público. “Isso inclui pensar em formas de melhorar a arrecadação e a utilização correta dos recursos públicos, o que nos permite aumentar as verbas destinadas em investimentos em infraestrutura, saúde, educação e segurança”, resume.

Santa Cruz ano a ano

O fato positivo ganha representatividade, de acordo com Helena, por se tratar de um estudo sério e tradicional, como o Índice Firjan. “É mais um indicativo de que estamos no caminho correto, na busca da eficiência fiscal e do bom uso dos recursos financeiros do município”, salientou. O Município obteve nota máxima em autonomia e gastos com pessoal; conceito bom em investimentos; e alerta na questão da liquidez.

“É apenas o início de um grande trabalho”

Publicidade

Venâncio Aires ficou na 66a posição entre os maiores conceitos dentro do estudo do Índice Firjan. É a melhor colocação entre os municípios do Vale do Rio Pardo. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) diz que esse “é apenas o início de um grande trabalho para que a Prefeitura fique sempre com uma boa saúde financeira”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Festival do Balonismo e outras opções para curtir neste fim de semana em Santa Cruz e região

O gestor venâncio-airense cita iniciativas que começaram em 2021, com foco na gestão fiscal. No ano passado, reforça, foram implantadas medidas para otimizar o fluxo de trabalho, a partir da ação das equipes da Secretaria da Fazenda e Coordenadoria do Controle Interno. “Com isso, ganhamos em excelência também em relação a questões como gastos de pessoal e liquidez”, explica. Acrescenta que os bons resultados fiscais permitem maiores investimentos em áreas fundamentais, como saúde e educação.

Publicidade

Nesta edição do Índice Firjan, foram analisadas as contas de 5.240 municípios (328 não puderam ser verificados, porque não estavam disponíveis), com dados oficiais de 2022 – últimos disponíveis. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que as prefeituras devem encaminhar até 30 de abril suas declarações à Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta