Após amostragem realizada no ano de 2014 com 1.441 indivíduos adultos, a Secretaria Municipal de Saúde de Venâncio Aires detectou percentual de 72% da população do município com problemas de obesidade ou sobrepeso. A partir deste diagnóstico e pensando em práticas de promoção da qualidade de vida, a Administração Municipal lançou o programa “Peso Certo”. O programa, coordenado pelo Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf) visa a formação de grupos de acompanhamento físico e nutricional para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com duração de seis meses, o programa oferece ainda exames laboratoriais, avaliações físicas e encontros semanais com acompanhamento multiprofissional de nutricionista, educado físico, psicólogo e fisioterapeuta.
A primeira turma do programa já está com inscrições abertas nas quintas-feiras, junto a sala do Nasf, na Secretaria Municipal da Saúde. Os profissionais solicitam a presença do interessado na hora da inscrição para explicar o programa e a metodologia que, além da perda de peso, objetiva incentivar a prática de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis. Para a primeira turma são reservadas 20 vagas de acordo com a ordem de inscrição e grau de gordura corporal. “Essa turma vai acontecer durante a semana, em dia e horário ainda a ser definido com os participantes. Mas é importante salientar que, por enquanto, será em horário comercial, depois queremos abrir turma também à noite para que mais pessoas possam participar”, explica a educadora física do programa, Eliane Turcatto.
O secretário da Saúde, Celso Artus, destaca que, desde que assumiu a secretaria no município, sempre teve o objetivo de desenvolver um trabalho de combate à obesidade. Apesar de ainda não ser um problema crônico em Venâncio Aires, o aumento de peso da população é uma tendência em todo o mundo. “Como médico, há 20 anos tratávamos especialmente crianças com casos de desnutrição. Hoje, vemos que a obesidade infantil é um problema ainda mais grave a ser combatido”, declara o secretário.
Publicidade
O programa “Peso Certo” visa oportunizar um estilo de vida mais saudável, prevenindo doenças relacionadas a obesidade, melhorando a autoestima, o condicionamento físico e promovendo o emagrecimento através de exercícios físicos, alimentação saudável e convívio social. Durante os encontros semanais estão previstas avaliações físicas, exames sanguíneos (triglicerídeo, glicose e colesterol), testes PROESP, escala EVA, exercícios físicos, oficinas de culinária e organização de plano alimentar individual.
Entre os profissionais envolvidos no programa estão a educadora física Eliane Turcatto, a nutricionista Fernanda Weber, a psicóloga Zamara Silveira, a fisioterapeuta Analuci Pesqueira, nutricionista residente Bianca Zeni e a psicóloga residente Marília Bohrer.
Publicidade