A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Imunizações, inicia na próxima segunda-feira, 7, a Estratégia de Vacinação contra a Gripe 2025. O imunizante estará disponível para os grupos prioritários, o que corresponde a 32.123 pessoas no município. De acordo com a coordenadora do setor, Janete de Souza, algumas novidades fazem parte da estratégia de vacinação deste ano.
“A vacinação contra a gripe de 2025, conforme diretrizes da Estratégia de Vacinação contra a Influenza prevista no Ministério da Saúde, traz novidades. Uma delas é que a vacina passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação de crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos com 60 anos e gestantes. Outra novidade é inclusão nos grupos prioritários os trabalhadores dos Correios”, destaca Janete.
LEIA TAMBÉM: Sinimbu promove mais uma edição da Feira do Peixe da Semana Santa
Publicidade
Conforme definido pelo Ministério da Saúde, fazem parte do grupo de rotina para receber a vacina contra a gripe, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes. Além do grupo de rotina, a vacinação estará disponível para o chamado grupo especial, que são as puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias); trabalhadores da saúde; professores; pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais; povos indígenas; quilombolas; forças armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário; caminhoneiros; portuários e trabalhadores dos Correios.
Por determinação do Ministério da Saúde, todas as pessoas dos grupos prioritários serão atendidas de forma concomitante. Para as demais pessoas, que não se enquadram nos grupos prioritários, ainda não se tem informação da disponibilidade de vacinas. “A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a Influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, ressalta o secretário de Saúde, Alan Flores da Rosa.
Até o momento, 2,2 mil imunizações chegaram ao município, mas o reabastecimento ocorre de forma semanal. Além do Centro de Imunizações, todas as unidades de saúde com sala de vacinação realizarão a imunização. Para receber a vacina, o usuário deve apresentar carteira de vacinação; documento CPF ou cartão SUS; e documento que comprove o grupo em que se enquadra. Ainda, segundo a coordenadora Janete, ações de imunização contra outras doenças fazem parte da programação vacinal no município. “Para intensificação da vacinação teremos ação no sábado, 12, e no sábado, 26, das 8 horas ao meio-dia, em dois pontos de vacinação: No Centro de Imunizações, junto ao Posto Central, e na Praça Católica”, complementa. O Dia D de mobilização nacional pela vacina será no dia 10 de maio.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Reunião debate o remanejamento de redes de água e esgoto próximas à RSC-287
A vacina contra a gripe na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: a (H1N1), A (H3N2) e B. O imunizante é seguro e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Devido a estas complicações, é preciso que o público-alvo compareça para receber a vacina.
Público para a vacina de rotina
Publicidade
Público especial para a vacinação
LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul receberá curso sobre segurança de barragens e eventos extremos
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.