“Queremos saber de todos os nossos moradores”. Assim o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, abriu a segunda etapa de trabalhos no município, no que diz respeito à ajuda para as vítimas das enchentes. Ainda na manhã desse domingo, 5, em reunião na prefeitura, ao lado da vice-prefeita Izaura Landim, o gestor resumiu a linha de trabalho que espera das equipes. Levar alimentos, água potável e saber do estado de saúde, garantindo que se possa chegar a todas as pessoas ilhadas no município, seja pelas enchentes ou desmoronamentos de terra e estradas.
Venâncio Aires estima que cerca de 23 mil pessoas tenham sido afetadas de forma direta pelos eventos climáticos dos últimos dias. Os trabalhos iniciais, realizados até a noite do último sábado, 4, foram concentrados nos resgates a quem estava em áreas onde a água tomou conta. Conforme as equipes que atuam na Capital do Chimarrão, foram milhares de salvamentos de venâncio-airenses e também de municípios vizinhos, como Cruzeiro do Sul e General Câmara.
LEIA TAMBÉM: Há quase uma semana parados, caminhoneiros vivem drama na RSC-287
Publicidade
Até a manhã desse domingo, 290 pessoas ainda estavam nos abrigos municipais (em Linha Mangueirão, Vila Estância Nova, Bairro Santa Tecla e Linha Herval). O município registrou a morte de dois moradores, encontrados na manhã de sábado. Trata-se do casal de idosos Delso e Cleci Bergenthal, que residiam em Linha Picada Mariante.
Outras realidades vão sendo evidenciadas, como a falta de combustível e gás de cozinha, quando se manifesta também a preocupação pela falta de produtos e serviços básicos, especialmente na saúde. As escolas municipais já tiveram aulas suspensas até a próxima sexta-feira, 10, e nas unidades de saúde foram projetados os locais que estarão atendendo nesta semana, sendo que no interior haverá maior prejuízo aos serviços, já que muitas unidades sofreram danos.
LEIA TAMBÉM: Portal e sistemas do TCE-RS estão fora do ar
Publicidade
Com relação à ajuda que a comunidade e voluntários estão realizando, a orientação é que seja feita sempre que possível, diretamente às pessoas atingidas, colaborando com a limpeza das casas e doações. Também tem continuidade nos pavilhões São Sebastião Mártir, a campanha de arrecadação de doações para quem não puder fazer essa entrega direta às vitimas. O local recebe donativos das 8 horas às 17h30.
“Eu quero assegurar a vocês que nossas equipes de trabalho não pararam ainda e que nosso empenho é em levar itens básicos para amenizar a dor e suprir as condições de saúde das pessoas, que são água, alimentos e acesso às casas”, destacou o prefeito.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙