Alunos das Escolas Municipais Cidade Nova, São Judas Tadeu, José Duarte de Macedo, Alfredo Scherer e Dois Irmãos que, desde o mês de agosto vêm recebendo capacitação ambiental através de oficinas, palestras e saídas de campo, foram oficialmente empossados nesta terça-feira, 17, Guardiões Ambientais. Através de um projeto que envolve as secretarias municipais do Meio Ambiente e Educação, cerca de 70 alunos receberam seus crachás de Guardião, camisetas, chapéus, folders e canecas alusivas à campanha. O objetivo é que os alunos de 6º a 9º anos tornem-se disseminadores de ações em prol da natureza nas suas escolas e comunidades onde residem.
O lançamento do projeto contou com a participação do prefeito Airton Artus, secretários municipais, diretores das escolas parceiras e alunos. Em cada educandário, os estudantes foram eleitos pelas turmas de acordo com o seu envolvimento e interesse social. Ao todo, cada escola elegeu aproximadamente 15 guardiões ambientais que terão a missão de incentivar o respeito ao meio ambiente e promover ações de reciclagem, economia de água, plantio de hortas e respeito à natureza.
Tendo como mascote um bugio vermelho, animal típico da região e ameaçado de extinção, o projeto deve ser expandido no próximo ano. Conforme a secretária municipal do Meio Ambiente, Mara Silva, a intenção é levar o Guardião Ambiental também para as escolas de Educação Infantil, estimulando crianças menores a promover o cuidado com a natureza.
Publicidade
O prefeito Airton Artus, que realizou a entrega dos kits por escola, destacou a importância do projeto e a necessidade de ter a parceria da comunidade na fiscalização das ações de limpeza urbana, separação do lixo e mesmo para o corte ilegal de árvores. Para Artus, o projeto é o início de uma nova geração de jovens e crianças muito mais conscientes e engajadas na proteção ao meio ambiente.
Os Guardiões Ambientais de Venâncio Aires estão caracterizados na cor verde e com crachás que lhes identificam. Através da capacitação que eles recebem mensalmente de profissionais municipais e terceirizados, os Guardiões estão habilitados a desenvolverem palestras e ações nas suas escolas e bairros. Nesta terça-feira, durante encontro de entrega dos kits e lançamento do projeto, os alunos participaram de palestra com Norma Barden, que ensinou práticas para a confecção de composteiras domésticas a partir do reaproveitamento do lixo orgânico.
Publicidade